Jardins Verticais Artificiais

Jardins verticais artificiais: o que são e quais os benefícios?

À medida que as temperaturas aumentam e os dias se tornam mais longos, cresce também a vontade de estar na natureza, junto de espaços verdes. E se conseguirmos ter um pouco dessa cor em casa, mesmo que tenhamos pouco espaço ou luz natural/ Tudo isso é possível graças aos jardins verticais artificiais.

Jardins verticais artificiais
Quarto com plantas artificiais Conforama

O que são jardins verticais artificiais/

Com as cidades a tornarem-se mais populosas e as casas menos espaçosas, os jardins verticais surgiram por serem uma solução fácil, adaptável e criativa para tornar a casa mais fresca e colorida. Na verdade, os jardins verticais são já uma grande tendência do paisagismo urbano. Por vezes são designados como “paredes verdes” e, no fundo, trata- se de uma estrutura personalizada, montada junto a uma parede, feita a partir de materiais leves e adaptáveis.

Mas a verdade é que nem todos temos os espaços e o tempo necessários que as plantas naturais nos exigem, certo/ Há vários entraves à instalação de um jardim vertical natural: habitações com pouca luz natural, falta de tempo para a manutenção, ou problemas com a humidade que advém das regas. É nesta altura que os jardins verticais artificiais surgem! Estes jardins, que contam com um aspeto bastante realista, podem incluir diferentes tipos de plantas artificiais à tua escolha. Além disso, estas “paredes verdes” representam distintos benefícios. Ora vê.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

Não ocupam muito espaço

Ter uma habitação menos espaçosa não é impedimento para sermos criativos e experimentarmos criar estas “paredes verdes”. Na verdade, pode ser uma forma de refrescarmos o visual de uma zona específica da casa ou até de várias, seja na parte interior ou exterior, conferindo-lhe frescura, sem ocupar muito espaço.

Esta forma de decoração está a tornar-se uma tendência, precisamente por ser personalizável e adaptável a diferentes habitações e espaços da casa: da cozinha à sala, passando pelas varandas e até pelas casas de banho.

Jardins verticais artificiais Exemplo
Exemplo de Jardim Vertical Artificial

Sem esquecer que as plantas artificiais não necessitam de luz natural nem de irrigação para se manterem vivas e alegrarem uma divisão. Assim, os espaços da habitação onde podem ser instalados multiplicam-se. O limite é só e apenas a nossa imaginação. Mesmo na ausência de luz natural e de irrigação, os jardins verticais artificiais mantêm-se bem “vivos”.

São menos dispendiosos

A falta de tempo ou de recursos não tem de ser desculpa para não ter esta estrutura verdejante em casa. Os jardins verticais artificiais têm a vantagem de representarem um menor investimento inicial, bem como reduzidos custos de manutenção.

À partida, as plantas artificiais são menos dispendiosas do que as naturais e não necessitam de ser substituídas. Além disso, não são necessárias regas (nem estruturas para as mesmas), reduzindo os custos com os gastos de água.

Dão uma nova vida a espaços menos coloridos

Outra vantagem dos jardins verticais artificiais é que estes dão uma nova alegria, cor e espírito a espaços do interior e exterior da sua casa. Em áreas onde dominam materiais mais duros e cinzentos, estes jardins verticais emergem para conferir o brilho e equilíbrio necessários entre a casa e quem a habita.

Jardins Verticais Artificiais Sala
Este tipo de jardins dá uma nova alegria ao interior ou exterior da tua casa

Depois de conheceres todos os benefícios que os jardins verticais artificiais podem representar para ti e para a tua habitação, podes começar a preparar a tua casa para acolher um novo espaço verdejante. Espreita as nossas flores e plantas artificiais e começa já a inspirar-te!

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores