5 erros que cometemos ao decorar espaços pequenos

5 errores de decoración

Não sabe o que fazer para resgatar mais metros quadrados num apartamento pequeno/ Tem tudo amontoado porque não sabe onde gaurdar as coisas/ Hoje, na Conforama, damos-lhe algumas dicas para que possa deixar de cometer os erros mais comuns que impedem que um espaço pequeno seja prático. Esteja atento.

5 erros na decoração

  • 1. Amontoar e empilhar. Fazer colunas de livros, filmes ou CDs não é uma boa ideia, porque com isso constrói um obstáculo e faz com que o resultado seja chocante e um pouco incómodo. E, com um pequeno golpe, vai tudo ao chão! Que tal optar por prateleiras nas paredes, uma estante pequena ou ganchos decorativos/
  • 2. Mobilar sem adaptar-se ao espaço. Se a sala é pequena, é um erro optar por um chaise longue. É melhor um sofá de dois lugares. O mesmo acontece com as mesas de jantar: pegue-as à parede e escolha as que sejam retangulares ou quadradas, com um tamanho proporcional à divisão.
  • 3. Ter demasiados objetos. É melhor ser realista e coerente com o espaço de que se dispõe. Se gosta de livros, filmes e música, talvez deveria começar a comprar em formato digital, já que o armazenamento é muito mais simples. Fique com alguns pequenos “tesouros” e liberte as suas estantes de coisas que já não usa.
  • 4. Não planificar o espaço. Se acaba de se mudar para um apartamento pequeno e vazio, antes de começar a meter móveis e demais objetos, desenhe um plano orientativo da distribuição da casa. Ser-lhe-á mais fácil decidir qual a divisão mais indicada para ser o quarto ou a sala. Disso dependerá que depois possa acrescentar mais ou menos elementos decorativos a seu gosto.
  • 5. Sobrecarregar as paredes. É uma boa ideia organizar as coisas de que necessita em estantes, para descongestionar o chão. Mas não exagere. Não seja dessas pessoas que não deixam nenhum espaço livre na parede, enchendo tudo com quadros e prateleiras, e que depois são minimalistas no que se refere aos móveis. Os acessórios não são o principal. Concentre-se nos móveis. É preferível uma parede limpa a uma cheia de objetos que acabam por cansar a vista.