Uma proteção crucial contra as intempéries naturais, a segurança e a robustez do telhado é um pilar fundamental da casa, mantendo-a quente no inverno e fresca no verão. Com tamanha responsabilidade, chegará sempre o momento da sua renovação: comece por uma pesquisa informada sobre os melhores tipos de telha que o mercado tem para oferecer.
Tipos de telha: por onde começar/
Quer esteja a construir uma casa de raiz ou tenha chegado a hora de renovar o telhado, saiba que existem inúmeros tipos de telha no mercado.
Na hora de pesquisar e estudar bem cada uma das opções disponíveis, tenha em conta os seguintes pontos:
- Preço
- Qualidade
- Aspeto visual
- Cores/modelos disponíveis
- Isolamento sonoro/térmico
- Risco de corrosão
- Sustentabilidade
- Aplicação
- Pré-requisitos de instalação
- Necessidade de instalação especializada
- Manutenção exigida
- Durabilidade
Telha de cerâmica
Um clássico no que toca à construção ou renovação de telhados, a cerâmica é um tipo de telha que foi feita para a vida. Podendo durar mais de 50 anos e sempre com uma apresentação visual impecável, as telhas de cerâmica são resistentes ao fogo, aos raios UV, à humidade e à geada, o que significa que asseguram o conforto e o aconchego do ambiente interior. No entanto, como se trata de um material relativamente pesado, não é indicado para todos os tipos de estruturas.
Telha de zinco
As telhas de zinco são produzidas com uma chapa de aço galvanizado, o que diminui o risco de corrosão, aumentando a sua durabilidade. Com uma excelente relação qualidade-preço, são ainda de fácil instalação. Para além de ser um material sustentável, a telha de zinco tem um elevado desempenho energético, diminuindo assim a necessidade de sistemas de aquecimento/arrefecimento no interior da casa. Para além da sua resistência às mais diversas condições meteorológicas, este tipo de telha pode durar entre 40 e 70 anos, sem a necessidade de grandes manutenções.
Telha de betão
Uma das alternativas mais económicas do mercado, a telha de betão pode realmente apresentar o melhor preço e uma resistência climatérica aceitável, mas também apresenta algumas contraindicações a ter em conta. Este tipo de telha é bastante pesada e pode não ser indicada para todos os telhados ou então pode necessitar de um reforço extra antes da sua instalação. Comparativamente a outros tipos de telha, tem uma vida útil menor e, com o passar do tempo, a sua cor irá desvanecer devido à exposição solar.
Telha sanduiche
Extremamente versáteis e completas, as telhas sanduiche são compostas por duas chapas de aço, separadas por um isolante que inclui materiais naturais como a rocha e a lã. Nesse sentido, este tipo de telha destaca-se pela qualidade do isolamento sonoro e térmico proporcionado, assim como a sua segurança contra incêndios. Em termos de desvantagens, a telha sanduiche apresenta algumas que merecem ser contempladas: é um material que não pode ser aplicado em todas as estruturas e que requer uma instalação altamente especializada, sendo por estes motivos um tipo de telha bastante cara.
Telhado fotovoltaico
Se procura um tipo de telha em metal que é amiga do ambiente e com um elevado retorno em termos de investimento, o telhado fotovoltaico pode ser uma boa opção: a produção de energia elétrica é a sua grande vantagem, uma vez que permite uma redução acentuada dos gastos energéticos domésticos. Em termos de desvantagens, os telhados fotovoltaicos não são visualmente apelativos, apresentam determinados pré-requisitos para a sua montagem e funcionamento e exigem uma instalação profissional.
Conhecidas as opções, está na hora de medir os pros e os contras dos diferentes tipos de telha existentes no mercado.