vasos decorativos

small-succulents-and-cacti-on-retro-table

5 tipos de vasos decorativos para alegrar a sua casa

Decore e alegre a sua casa com elegância e modernidade ao utilizar vasos decorativos, umos verdadeiros must have na decoração de interiores. Estes estão disponíveis no mercado numa infinidade de cores, formas, tamanhos, estilos, tipos e materiais. Podem ter uma utilidade meramente decorativa, como servirem também para acolher as suas flores ou plantas preferidas e criar assim um estilo fresco e natural. Podem ser colocados no interior da sua habitação como no exterior desta.

Quando se depara com a difícil tarefa de escolher um vaso ou uma floreira para decorar a sua habitação, de certeza que já reparou na enorme quantidade de opções disponíveis no mercado. Lisos ou com padrões/ Cores neutras ou cores vivas/ Transparentes como as jarras de vidro/ De que material/ Plástico, vidro, cerâmica, metal/ Além do aspeto visual, também é importante considerar a finalidade do vaso ou da floreira, pois não vai querer levar um que não seja adequado para o tipo de flores ou plantas que pretende colocar.

Apresentamos-lhe 5 tipos de vasos decorativos básicos que encontra no mercado:

1. Vaso de colo estreito

Este tipo de vaso é o mais comum. É adequado para flores de caule fino com uma corola grande, para que o caule entre com facilidade no colo e para que as flores, com a sua grande corola, fiquem juntas.

2. Jarras

As jarras podem ter várias formas e tamanhos, mas todas têm algo em comum com os vasos clássicos de colo estreito que é, precisamente, o seu colo estreito. Mas, ao contrário dos vasos, as jarras acolhem poucas flores. São ideais para colocar apenas uma flor ou duas… Se o seu objetivo for destacar uma única flor, então opte por uma jarra.

3. Vaso cilíndrico

Como o nome indica, este tipo de vaso tem uma forma cilíndrica. Pode ser um pouco mais estreito ou um pouco mais largo no colo ou na base, mas, no geral, tem a forma de um cilindro. Neste vaso decorativo, coloque flores grandes, com muitas folhas, pois o seu colo permite colocar uma maior quantidade de flores do que outros tipos de vasos.

4. Floreiras

As floreiras são também um recipiente muito utilizado para colocar flores. Em termos de tamanho são baixas, mas com bastante superfície interior para permitir colocar muitas flores de baixo tamanho. Para causar um bom impacto visual entre as flores e o recipiente, utilize flores com uma corola pequena, como, por exemplo, as margaridas.

5. Vasos campaniformes

Os vasos em forma de campânula ou sino invertido têm o colo muito largo e a base mais estreita. São indicados para colocar flores com o caule fino, mas com bastantes flores de modo a preencher o vaso.

Depois destas indicações, as suas flores e plantas estarão no lugar correspondente, e com o destaque que merecem.

Pode comprar os seus vasos decorativos em muitos locais, a vários preços e com estilos para todos os gostos: grandes superfícies, hipermercados, supermercados, lojas de decoração, hortos, floristas, entre outros. E até mesmo online.

Pode decorar o interior da sua habitação com vasos decorativos para interior ou optar por destacar o exterior da sua habitação com uma floreira grande.

Caso não tenha flores, pode enfeitar os seus vasos decorativos, nomeadamente, as jarras de vidro transparente, colocando pedras, sais de banho ou pot-pourri coloridos e perfumados, ou até mesmo conchas encontradas na praia ou rolhas de cortiça. Caso pretenda flores ou plantas, mas não tenha flores nem plantas naturais, opte pelas artificiais ou até mesmo pelas flores secas.

Pode colocar um vaso decorativo em qualquer divisão da sua casa. Com ou sem flores. Pode até mesmo deixá-lo vazio, pois o vaso, por si só, já é uma bela peça de decoração com as suas variadas cores, diferentes padrões, formas e relevos. Coloque um vaso colorido na sua casa de banho para servir de suporte às suas escovas de cabelo, por exemplo, ou para colocar outros utensílios ou acessórios. Coloque um vaso no quarto dos seus filhos ou no escritório para servir de suporte para as canetas.

Decore a sua cozinha com um vaso decorativo e coloque-lhe frutas. Inspire-se nas revistas para dar um toque alegre e especial àquele canto da sala mais soturno.

Destaque e dê vida a uma peça de mobiliário, como uma mesa ou uma consola, ao colocar sobre a mesma um vaso decorativo com uma bela planta. Seja criativo!