afagar chão

Afagar o chão: o que é, para que serve e como se faz?

Não há nada mais bonito do que um soalho de madeira novo e brilhante, que confere a qualquer espaço um convite para entrar, descalçar e ficar. No entanto, o passar do tempo e o uso diário podem dar ao chão um aspeto velho, baço e danificado – e é aqui que entra o afagamento. Um tratamento especialmente pensado para o chão de madeira, que devolve toda a sua beleza natural. 

afagar chão

Afagar o chão: o que é/

Com o passar dos anos, uma utilização diária contínua e os inesperados, mas sempre prováveis acidentes, um soalho em madeira acaba por perder a sua cor e brilho originais, evidenciando irregularidades, riscos e rugosidades.

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

O afagamento do chão é um procedimento especificamente concebido para tratar corretamente a madeira de um pavimento – lamparquet, soalho vinílico, parquetone, tacos, marmoleos e chão à antiga portuguesa – com recurso a uma afagadora e um processo composto por três etapas. 

afagar chão

Um chão de madeira bonito abrilhanta qualquer espaço

Para que serve o afagamento do chão/

Para além de ser a forma mais adequada de tratar um chão de madeira, o afagamento é a melhor técnica para devolver ao soalho as suas cores, texturas e particularidades originais, restaurando o seu aspeto elegante e radioso. Juntamente com a incontornável vertente estética, afagar o chão garante ainda a durabilidade de um soalho de madeira, o que se transforma numa importante valorização estrutural. 

afagar chão

Afagar um pavimento é sinónimo de renovação

Como se faz/

Afagar um chão depende sempre do tipo de pavimento em questão e a forma como este foi aplicado, pois isso irá determinar o sentido do afagamento. A localização da fonte de luz natural do espaço é outro fator a ter em conta. Regra geral, o chão de madeira requer três demãos de afagamento, realizadas com recurso a uma afagadora ou máquina de rolo que permite ajustar a pressão, tem a capacidade de efetuar dois sentidos de afagamento e que é compatível com várias lixas. Num processo de afagamento, a primeira demão requer uma lixa de 36, na segunda demão é utilizada uma lixa de 60, e a terceira e última demão é realizada com uma lixa de 100. Após a segunda demão, é colocada, de forma cuidadosa, uma massa de betume em todo o pavimento, que é deixada a secar durante cerca de 30 minutos. Passado este período de tempo (normalmente indicado pelo fabricante do betume) é possível iniciar a terceira demão do afagamento com a máquina de rolo e uma lixa de 100. 

afagar chão

O afagamento do chão deve ser feito por um especialista

Depois do afagamento vem o envernizamento

Se o objetivo ainda for envernizar o chão de madeira, este processo é iniciado após a última demão do afagamento com o pavimento completamente seco e limpo. Com um rolo, começa-se por aplicar o primário no pavimento, espalhando uniformemente e evitando a formação de grumos. Uma vez seco, aplica-se a primeira demão de verniz que deverá secar durante 4 horas antes do chão ser afagado com a máquina de afagar e uma lixa de 150. Terminado o afagamento, o pavimento deve ser cuidadosamente aspirado para receber a segunda demão de verniz. Doze horas depois, o chão estará pronto. 

afagar chão

Afagar o chão, envernizar o chão, admirar o chão

Para renovar o chão de madeira de qualquer divisão de uma casa, garantindo assim a sua beleza e durabilidade, o afagamento é, sem dúvida, a opção acertada. Porém, recomenda-se sempre a contratação de um profissional experiente. 

 

CTA - PT - Post - Renovaçao sem obras