O alisamento das paredes é uma tarefa árdua e que implica diversos passos, desde a preparação, passando pela aplicação da massa até ao acabamento. A escolha da massa e a execução são os elementos fundamentais para conseguir resultados eficazes e duradores. Deste modo, venha conhecer connosco tudo o que precisa de saber para alisar paredes.
Cuidados prévios antes de alisar a parede
O primeiro passo do alisamento da parede é remover a tinta das paredes. Caso a parede seja texturada (ex.: tinta de areia), este processo será mais trabalhoso, pois é necessário lixar toda a superfície até conseguir um resultado o mais homogéneo possível. Se a parede for lisa, apenas irá necessitar de remover os restos de tinta com uma espátula.
Não se esqueça de retirar eventuais pregos e outros objetos que causem fissuras.
Em seguida, deverá limpar a parede com um pano húmido e com solvente para tinta, para uma total remoção do pó e de outros resíduos de sujidade. Pode passar uma demão prévia de um primário de aderência para ajudar a fixar a massa.
Alisar paredes com massa acrílica
Devido à resistência à humidade, este é o tipo de massa recomendado para o alisamento das paredes da cozinha e da casa de banho e também para paredes exteriores. Esta massa pode ser aplicada com uma talocha ou uma espátula, num ângulo de 40º. A primeira demão deverá corrigir as irregularidades maiores, tendo o cuidado de não usar demasiado produto de cada vez. Consulte as indicações do fornecedor para saber quanto tempo aguardar até à segunda demão, pois este período varia de marca para marca. A segunda demão visa o aperfeiçoamento da superfície, a que poderá seguir-se uma terceira, conforme os resultados. Após a secagem, pode lixar suavemente a parede para um acabamento mais uniforme.
Alisar paredes com massa de enchimento
Este é o tipo de massa mais comum das salas, quartos, corredores e outras divisões interiores secas, uma vez que é indicado para corrigir superfícies porosas de alvenaria que não sejam expostas a elevados níveis de humidade. Para além do alisamento, esta massa também é usada como forma de preparar a parede para uma nova pintura. A aplicação é idêntica à da massa acrílica, ou seja, deverá ser aplicada em camadas finas com uma talocha ou espátula num mínimo de duas demãos, seguindo as orientações do fornecedor. Por último, finalize a aplicação com um selador para uma melhor absorção e distribuição da massa.
Gesso para enchimentos parciais
Embora seja possível substituir a massa de enchimento pelo gesso, este material não é o recomendado para o alisamento total das paredes. Apesar do custo económico do gesso, a elevada porosidade obriga a um maior consumo de produto e a sua resistência à humidade é bastante inferior à da massa de enchimento, para além de exigir uma preparação prévia mais trabalhosa. Recorra ao gesso somente para utilizações pontuais e localizadas, como tapar buracos, pequenas fissuras ou outras imperfeições afins.
You may also like
-
A minha placa de indução ficou marcada, como posso repará-la?
-
Que tamanhos de colchões existem? Finalmente esclarecemos as suas dúvidas
-
Este é o tamanho ideal de televisão para ver filmes e séries
-
Cria o teu escritório verde ecológico com estes 5 simples passos
-
Como limpar pedra mármore para que brilhe como no primeiro dia?