Como aplicar piso vinílico sobre cerâmica

Com vontade de renovar o chão lá de casa, mas sem grande vontade ou orçamento para obras? Usar um piso vinílico para cobrir um pavimento já existente é uma forma simples e imediata de transformar um chão velho, num chão novo. Veja estas dicas práticas sobre como aplicar piso vinílico sobre cerâmica e boas renovações!

O que é o piso vinílico e para que serve?

Tal como o próprio nome indica, o piso vinílico é um material em vinil fino (entre 2 e 5 mm) extremamente resistente, confortável, higiénico e económico que serve para cobrir, na perfeição, pavimentos já existentes. Se tem vontade de mudar o chão lá de casa, incluindo um pavimento em cerâmica, o piso vinílico é uma excelente escolha.

como aplicar piso vinilico sobre ceramica

O piso vinílico é uma boa opção para renovar pavimentos domésticos.

Tipos de piso vinílico

Basta visitar uma loja de bricolage para ver a grande variedade de vinil que existe: em várias cores, formatos e feitios, há piso vinílico que imita os mais diversos tipos de pavimento – desde madeira e cerâmica, a cimento, granito, pedra, porcelana, azulejo e mosaico.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Disponível em vinil adesivo ou vinil com sistema de clique, existem ainda pisos vinílicos adequados para diferentes ambientes, quer interiores, quer exteriores, incluindo divisões húmidas e secas.

como aplicar piso vinilico sobre ceramica

Existem pisos vinílicos de todas as cores e feitios, todos resistentes e duradouros.

Principais vantagens do piso vinílico

No que toca a renovações em casa fáceis e em conta, o piso vinílico é realmente material para toda a obra: é versátil e prático, há uma opção para todo o tipo de zona e pavimento; é confortável em termos de toque e de acústica, é suave e abafa o barulho; disponível em mantas maleáveis ou placas rígidas, o piso vinílico é relativamente simples de aplicar e um excelente projeto faça-você-mesmo; o vinil é um material extremamente económico, ideal para orçamentos mais reduzidos; é um pavimento de fácil manutenção e com grande durabilidade, podendo resistir 10 a 15 anos.

como aplicar piso vinilico sobre ceramica

Aplicar piso vinílico sobre cerâmica é fácil e tem um resultado final fantástico!

Como aplicar piso vinílico sobre cerâmica

Estas dicas práticas vão ajudá-lo a pôr mãos à obra – e ao chão – e aplicar piso vinílico sobre cerâmica com sucesso:

1. Retire todo o mobiliário da divisão e disponha as lâminas de vinil sobre a cerâmica para perceber o resultado final pretendido – tire uma fotografia para servir de orientação.

2. Certifique-se que o chão de cerâmica está plano, limpo e seco.

3. Antes de aplicar piso vinílico sobre cerâmica é necessário aplicar uma pasta de nivelamento (indicado se o pavimento a cobrir não estiver nivelado) ou de preparação (para garantir uma boa adesão do vinil à cerâmica) e deixar secar durante 24 horas.

4. Pode começar a aplicar piso vinílico sobre cerâmica a partir do centro da divisão ou de uma das extremidades, sendo que o recomendado é iniciar no centro e ir preenchendo todo o espaço. 

5. No caso do piso vinílico com sistema de clique, tal como o nome indica, as lâminas encaixam umas nas outras com a ajuda de um martelo de borracha, pelo que recomenda-se que leia e siga atentamente as instruções do fabricante.

6. No caso do piso vinílico adesivo, as lâminas são aplicadas na cerâmica com uma cola própria, pelo que recomenda-se espalhar a cola numa lâmina de cada vez e utilizar um pano para passar sobre a lâmina no momento da fixação, para evitar a formação de bolhas. Existe ainda piso vinílico adesivo que basta descolar e colar.

7. Uma vez finalizada a aplicação de piso vinílico sobre cerâmica, aguarde 24-48 horas antes de voltar a utilizar a divisão e evite lavar o chão novo durante 2-3 semanas.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores