como aplicar piso vinilico sobre ceramica

Como aplicar piso vinílico sobre cerâmica

Com vontade de renovar o chão lá de casa, mas sem grande vontade ou orçamento para obras/ Usar um piso vinílico para cobrir um pavimento já existente é uma forma simples e imediata de transformar um chão velho, num chão novo. Veja estas dicas práticas sobre como aplicar piso vinílico sobre cerâmica e boas renovações!

O que é o piso vinílico e para que serve/

Tal como o próprio nome indica, o piso vinílico é um material em vinil fino (entre 2 e 5 mm) extremamente resistente, confortável, higiénico e económico que serve para cobrir, na perfeição, pavimentos já existentes. Se tem vontade de mudar o chão lá de casa, incluindo um pavimento em cerâmica, o piso vinílico é uma excelente escolha.

como aplicar piso vinilico sobre ceramica
O piso vinílico é uma boa opção para renovar pavimentos domésticos.

Tipos de piso vinílico

Basta visitar uma loja de bricolage para ver a grande variedade de vinil que existe: em várias cores, formatos e feitios, há piso vinílico que imita os mais diversos tipos de pavimento – desde madeira e cerâmica, a cimento, granito, pedra, porcelana, azulejo e mosaico.

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

Disponível em vinil adesivo ou vinil com sistema de clique, existem ainda pisos vinílicos adequados para diferentes ambientes, quer interiores, quer exteriores, incluindo divisões húmidas e secas.

como aplicar piso vinilico sobre ceramica
Existem pisos vinílicos de todas as cores e feitios, todos resistentes e duradouros.

Principais vantagens do piso vinílico

No que toca a renovações em casa fáceis e em conta, o piso vinílico é realmente material para toda a obra: é versátil e prático, há uma opção para todo o tipo de zona e pavimento; é confortável em termos de toque e de acústica, é suave e abafa o barulho; disponível em mantas maleáveis ou placas rígidas, o piso vinílico é relativamente simples de aplicar e um excelente projeto faça-você-mesmo; o vinil é um material extremamente económico, ideal para orçamentos mais reduzidos; é um pavimento de fácil manutenção e com grande durabilidade, podendo resistir 10 a 15 anos.

como aplicar piso vinilico sobre ceramica
Aplicar piso vinílico sobre cerâmica é fácil e tem um resultado final fantástico!

Como aplicar piso vinílico sobre cerâmica

Estas dicas práticas vão ajudá-lo a pôr mãos à obra – e ao chão – e aplicar piso vinílico sobre cerâmica com sucesso:

1. Retire todo o mobiliário da divisão e disponha as lâminas de vinil sobre a cerâmica para perceber o resultado final pretendido – tire uma fotografia para servir de orientação.

2. Certifique-se que o chão de cerâmica está plano, limpo e seco.

3. Antes de aplicar piso vinílico sobre cerâmica é necessário aplicar uma pasta de nivelamento (indicado se o pavimento a cobrir não estiver nivelado) ou de preparação (para garantir uma boa adesão do vinil à cerâmica) e deixar secar durante 24 horas.

4. Pode começar a aplicar piso vinílico sobre cerâmica a partir do centro da divisão ou de uma das extremidades, sendo que o recomendado é iniciar no centro e ir preenchendo todo o espaço. 

5. No caso do piso vinílico com sistema de clique, tal como o nome indica, as lâminas encaixam umas nas outras com a ajuda de um martelo de borracha, pelo que recomenda-se que leia e siga atentamente as instruções do fabricante.

6. No caso do piso vinílico adesivo, as lâminas são aplicadas na cerâmica com uma cola própria, pelo que recomenda-se espalhar a cola numa lâmina de cada vez e utilizar um pano para passar sobre a lâmina no momento da fixação, para evitar a formação de bolhas. Existe ainda piso vinílico adesivo que basta descolar e colar.

7. Uma vez finalizada a aplicação de piso vinílico sobre cerâmica, aguarde 24-48 horas antes de voltar a utilizar a divisão e evite lavar o chão novo durante 2-3 semanas.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores