Aprenda a cuidar dos seus móveis de couro

Cuidar Móveis Couro

Os móveis de couro acrescentam ao nosso lar ou ao nosso escritório um toque de conforto e de sofisticação. Contudo, com o passar do tempo, a pele pode deteriorar-se e perder a sua cor original. Nesta ocasião, queremos ajudar-lhe para que possa conservá-los em bom estado por muito muito tempo.

Conselhos de cuidados para móveis de couro

1.- Coloque a sua poltrona ou sofá de couro num sítio isolado, longe de uma fonte de luz (não só da natural) directa. O sol, os radiadores e outras fontes de calor eléctricas são a principal causa de deterioração deste material natural. Se não o fizermos, corremos o risco de que apareçam manchas, gretas e roturas, perdendo o brilho e a cor de forma progressiva.

2.- É necessário nutrir correctamente e de maneira homogénea a superfície dos móveis em pele. Mas não uma vez por ano! Uma vez por mês, no mínimo. Igualmente, quando limpar os seus móveis em couro, tente utilizar produtos ou ceras especiais para esse material especifico. Se não os tem à mão, recomendamos que use uma solução caseira mais eficaz: molhe um pouco de algodão em leite hidratante (o que se utiliza na hidratação do corpo depois do duche) e passe-o por todos os cantos e recantos. Fazendo este ritual, acrescentará flexibilidade e brilho na sua superfície, evitando a aparição de manchas ou riscos de diferentes cores. Tratando-se de uma mancha resistente, outras opções são a cerveja ou o ovo batido, sobretudo se o couro é de cor clara.

3.- A limpeza do couro tem de realizar-se de forma mensal e devem ser descartados os produtos que tenham álcool ou dissolventes na sua composição química, já que se corre o risco de eliminar o brilho ou de aclarar a cor natural da pele. O mais seguro é provar o produto numa zona não visível antes de aplicá-lo na sua totalidade em todo o móvel.