Aprenda a envernizar corretamente

Aprende a barnizar correctamente

Quem é que alguma vez não precisou de envernizar uma superfície de madeira/ Este esmalte transparente e untuoso não serve apenas para embelezar. É também o melhor protetor e impermeabilizador que existe para lutar contra a deterioração provocada pelas vicissitudes do clima e pelo passar do tempo. Além disso, não interfere na cor original da matéria prima. Pelo contrário, conserva-a em melhor estado por muito mais tempo. Se algum dos seus móveis já está a precisar de uma demão, ensinamos-lhe a proceder corretamente.

Como envernizar os seus móveis

  • O verniz é ideal para madeiras que não vão ser pintadas com tintas de cor. Por isso, se lhes quer dar outro aspeto, pode escolher entre os diferentes acabamentos que oferecem os vários fabricantes de verniz: brilhante, mate, acetinado ou fixador.
  • Primeiramente, lixe bem a superfície de madeira, para evitar poros ou farpas que dificultem a absorção do verniz e também para prevenir a criação acidental de bolhas na pátina sintética que vamos aplicar com o pincel.
  • Como a superfície é plana, é recomendável passar um pano para tirar os restos de sujidade ou pó que tenham ficado ao lixar as imperfeições. Procure não envernizar no exterior se houver possibilidade de chuva ou estiver demasiado calor. Se estiver a envernizar num espaço interior, ventile bem, já que é um produto químico com um odor forte que pode ser tóxico.
  • Quando soubermos exatamente que tipo de acabamento queremos, o passo seguinte é escolher o pincel adequado (superfícies lisas grandes, superfícies menores, pincéis para elementos pequenos, etc.).
  • Que quantidade de verniz precisa para o trabalho a realizar/ A norma mais fiável é a seguinte: 1 quilo de verniz por cada 12 metros quadrados.
  • A primeira demão que apliquemos deve estar dissolvida em 15% ou 20% de diluente.
  • As camadas seguintes, até acabar, devem aplicar-se com verniz puro. Recomenda-se lixar levemente depois de cada demão, para que o resultado seja ótimo.