Aprenda a organizar o seu frigorífico

Aprende a organizar tu nevera

No mercado existem muitos tipos de frigoríficos: coolers, combis, side by side americanos, compactos… Todos servem basicamente para o mesmo: armazenar a comida e mantê-la em bom estado durante o maior tempo possível. No entanto, os descuidos e as pressas diárias fazem com que não prestemos atenção a algo mais importante que escolher um bom modelo de frigorífico para a nossa cozinha: a ordem do seu interior. Hoje, na Conforama, damos-lhe algumas pautar para que possa aproveitar todo o potencial de um electrodoméstico indispensável.

Como organizar o seu frigorífico

Para que todos os alimentos estejam ao alcance das mãos e recebam a refrigeração necessária de forma eficiente, é preciso ter em conta o seguinte:

  1. A primeira prateleira do frigorífico é especialmente indicada para lacticínios e embalagens pequenas. Aí é onde devemos colocar os iogurtes, os queijos, a manteiga e os produtos para untar.
  2. Na parte média do frigorífico é onde podemos guardar o peixe, a carne e os enchidos, já que é o lugar onde o frio é mais constante.
  3. No caso de que no seu frigorífico o congelador esteja na parte superior, é melhor deixar a parte inferior e as gavetas para legumes e fruta, já que o frio das zonas superiores pode queimar estes alimentos. Aplica-se exactamente o contrário se o seu frigorífico tem o congelador na parte inferior.
  4. As prateleiras da porta são um espaço reservado para garrafas e pequenos frascos de vidro ou de plástico, com excepção da zona para os ovos (primeiro compartimento superior, que costuma ter uma tampa). Esta área é a que perde mais frio, por isso, não se recomenda armazenar nada perecível lá.
  5. Na altura de organizar os produtos nas prateleiras, é aconselhável situar os que expiram antes nas zonas dianteiras, tal como nos supermercados. Desta forma, facilitamos que se consumam primeiro os produtos com menor prazo de validade.
  6. Tente equilibrar o peso das estantes para evitar sobrecargas. Desta forma, além de evitar que as estantes cedam e se partam, conseguirá uma melhor circulação do frio, sem entraves provocados pela distribuição desigual do espaço interior do electrodoméstico.