Aproveitamento de Sótão: 5 ideias para dar um novo ar ao seu sótão

Quando se pensa num sótão, pensa-se normalmente num local poeirento e mal arejado, cheio de velharias e de coisas que utilizamos uma ou duas vezes por ano. Muitas vezes essa ideia não anda longe da realidade, mas a boa notícia é que não tem de ser assim: partilhamos consigo cinco ideias de aproveitamento de sótão para dar uma nova vida a esta divisão.

Se tem o sótão cheio de tralha, então é uma boa altura para o arrumar. Vai querer ter espaço para:

1. Tornar o sótão num quarto extra

Uma das melhores formas de aproveitar o seu sótão é torná-lo num quarto extra. Com esta transformação pode ter um local para os hóspedes dormirem, ou, caso tenha uma família numerosa, mais um quarto individual.

aproveitamento de sotão

Uma cama e uma mesa de cabeceira podem tornar qualquer espaço num quarto extra

Soalho flutuante é uma excelente escolha para dar um visual aconchegador a esta nova divisão.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Acrescente uma cama e mobília a condizer com o interior do sótão e fica com um quarto novo e que fará a delícia de todos os seus hóspedes.

2. Transformar o sótão num escritório

Numa altura em que o teletrabalho é tão importante, é necessário ter um espaço onde se possa trabalhar sem distrações. Com os materiais certos, é possível tornar um sótão num escritório com isolamento de som — o local perfeito para trabalhar.

aproveitamiento de sotao

Um espaço de trabalho dedicado vai aumentar a sua produtividade e o seu estado de espírito

Se tiver essa possibilidade, coloque a secretária perto de uma janela. É importante que haja muita luz para que o escritório não se torne num sítio deprimente. Se não tiver janela, pode  sempre apostar na iluminação artificial, utilizando candeeiros minimalistas.

3. Fazer do sótão um ginásio

Fazer exercício é essencial, contudo nem todos têm a sorte de ter espaço para treinar em casa. Caso tenha um sótão desocupado, é fácil transformá-lo num ginásio caseiro. Escolha uma decoração simples e minimalista (ou aposte na madeira para dar um ar mais acolhedor) e coloque o seu equipamento de treino no espaço.

Pode também acrescentar espelhos ao espaço para que possa corrigir a sua postura enquanto treina e algumas plantas para lhe dar um ar mais zen. Caso necessite de motivação, pode sempre acrescentar posters motivacionais.

4. Tornar o sótão numa zona de relaxamento

aproveitamento de sotão


Um local aconchegador só para si é uma das melhores formas de reaproveitar o seu sótão

Transformar o sótão numa zona para ver filmes e relaxar é uma maneira bastante popular de aproveitamento de sótão. O tamanho mais acolhedor do sótão torna-o ideal para passar uma tarde enrolado numa manta a ver filmes ou a relaxar com um livro.

Com alguns sofás, uma mesa de centro e uma televisão (ou até mesmo um projetor) pode transformar o seu sótão numa divisão que fará inveja à sua sala de estar. Coloque tapetes no chão para conforto extra e não se esqueça das mantas e dos cobertores!

5. Transformar o sótão num quarto de brincar

Quem tem filhos pequenos sabe que é impossível evitar os brinquedos espalhados pela casa. No entanto, ter um local específico para a brincadeira pode ajudar a diminuir a desarrumação pela casa — e os seus filhos vão adorar ter um local só para a diversão.

aproveitamento de sotão

Papéis de parede coloridos podem dar a qualquer sítio um ar mais infantil

Fazer uma zona para as crianças brincarem no sótão não é difícil, basta apostar numa decoração que faça o espaço respirar e que incentive as crianças a brincar. Uma mesa pequena com cadeiras à medida é excelente para trabalhar em obras de arte e noutros projetos criativos, e uma zona com colchões e almofadas é perfeita para adormecer enquanto se vê um filme.

Um sótão renovado pode dar uma nova vida à sua casa. Pense numa divisão que gostaria de ter em sua casa: um escritório, um quarto a mais, um ginásio… Com o aproveitamento certo do seu sótão, é possível isso e muito mais.

Do que está à espera para tirar o máximo proveito do seu sótão?

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores