aquecimento casa

Dicas para o aquecimento da casa e poupança de energia

Existem várias formas para aquecer a sua casa para além do aquecedor, que não só se revelam bastante económicas como requerem somente pequenos toques decorativos e gestos no seu dia a dia. Deste modo, venha conhecer as nossas dicas para o aquecimento da casa e poupança de energia e desfrute de um Inverno mais caloroso.

aquecimento casa

Aposte em têxteis mais pesados para aquecer o espaço

Apesar de os tecidos mais leves conferirem uma maior fluidez e serenidade ao espaço, no Inverno, os têxteis pesados contribuem fortemente para um ambiente mais acolhedor.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em arrumaçao e armazenamento

Aposte em materiais como o veludo, a sarja, a lã ou as malhas pesadas, para as mantas e coberturas de cama, e nos tecidos mais densos ou pilosos para as fronhas das almofadas. Tenha o cuidado de conseguir alguma leveza através das cores e dos padrões. Verá que as suas divisões irão transmitir uma maior sensação de aconchego face ao frio.

Para maior poupança de energia, isole todas as divisões

Esta é uma dica que não incide em aumentar a temperatura, mas sim na manutenção do calor. Deverá manter, sempre que possível, as portas e janelas fechadas. Porém, se existir entrada do ar exterior através de brechas ou pequenas fissuras, não irá conseguir manter a sua casa aquecida. Tente ver se existem correntes de ar mesmo depois de fechar o espaço para perceber de onde vêm e qual a melhor forma de resolver o problema. As fitas de calafetagem são uma solução bastante económica, mas existem outras opções possíveis sem necessitar de recorrer a serviços profissionais. 

Aqueça a sua casa com luz solar

A melhor forma de reter o calor do sol é mantendo os vidros fechados e os estores ou persianas totalmente abertos. Aproveite a altura do dia em que a luz solar bate diretamente nas janelas e desimpeça toda essa zona de obstáculos. Se isso comprometer a sua privacidade, poderá criar duas camadas de cortinas, uma mais leve e translúcida e outra mais pesada e opaca, mantendo somente a mais leve fechada durante o dia e as duas durante a noite.

aquecimento casa

Preencha o espaço sem o sobrecarregar

Quanto mais vazio o espaço estiver, maior será a dispersão da temperatura. Porém, conseguirá o mesmo efeito através do uso de tapetes sala quentes no chão e de decoração de parede, como molduras, têxteis ou estantes. Deste modo, o chão e as paredes irão reter mais calor e mantê-lo durante mais tempo, sem necessitar de preencher as divisões com objetos volumosos desnecessariamente.

aquecimento casa

Substitua o aquecedor pela salamandra a lenha

A salamandra a lenha é uma excelente alternativa ao aquecedor elétrico, uma vez que oferece praticamente os mesmos resultados a um custo muito mais económico, para além de se tratar de uma energia renovável. É necessária uma instalação especializada inicial para a saída do fumo, mas depois irá garantidamente desfrutar de uma casa aquecida e conseguir aquela sensação de calor de lareira. As salamandras a lenha dispõem de diversos designs e dimensões, pelo que poderá jogar também com o seu apelo estético e incorporar esta peça na sua decoração. 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores