arrumar a casa

O segredo para arrumar a casa em apenas 15 minutos por dia

Quando pensamos em arrumar a casa, pensamos que precisamos de uma manhã ou um dia inteiro para o fazer. E se lhe disséssemos que é possível arrumar a casa em apenas 15 minutos diários/ Este é o segredo para manter a casa sempre arrumada e evitar passar horas em limpezas a fundo. Ligue o cronómetro!

arrumar a casa

Foto: https://www.conforama.pt/ 

Como posso arrumar a casa em apenas 15 minutos por dia/

Precisa apenas de 15 minutos por dia para arrumar a casa e mantê-la impecavelmente arrumada. Esta abordagem significa que não vai dar atenção aos pequenos detalhes, mas sim à casa em geral, assegurando uma limpeza e arrumação o mais rápido e focado possível.

CFR - PT - Text - Orden

Pode ligar o cronómetro do telemóvel ou preparar uma playlist de 15 minutos para ajudá-lo a maximizar o tempo, um desafio que pode até ser divertido para envolver toda a família e ver quem consegue arrumar mais durante os 15 minutos disponíveis.

Arrumar a casa por divisão vs. Arrumar a casa por tarefa

Quando falamos em dedicar 15 minutos diários a arrumar a casa, não estamos a brincar! E para prová-lo temos duas formas de o fazer, ou seja, pode escolher aquela que faz mais sentido para si ou ir alternando entre ambas conforme lhe der mais jeito. Os dois métodos infalíveis são: “arrumar a casa por divisão”, em que todos os dias dedica 15 minutos exclusivamente a um espaço da casa; e “arrumar a casa por tarefa”, onde diariamente dedica 15 minutos a uma tarefa de limpeza doméstica que é aplicada em toda a casa.

arrumar a casa
Arrumar a casa em 15 minutos por dia parece impossível, mas é uma ajuda preciosa!

Arrumar a casa por divisão

Quer seja para evitar sobrecarregar o fim-de-semana com limpezas, quer seja para dar uma arrumação rápida porque estão a chegar convidados inesperados, arrumar a casa por divisão é uma forma muito prática de manter a casa organizada.

  • Casas-de-banho: pulverize a banheira ou o duche com o produto de limpeza próprio para a casa-de-banho e deixe atuar enquanto utiliza um pano e o mesmo produto para limpar o lavatório, bidé e sanita (pode optar apenas por deitar um pouco de abrasivo sanitário nesta última). Enxague a banheira/duche, limpe o espelho e passe a esfregona no chão. Em alternativa, utilize toalhitas de limpeza descartáveis que são extremamente práticas para sessões de limpeza rápidas.
  • Sala de estar: limpe o pó das superfícies dos móveis, endireite as almofadas dos sofás, dobre as mantas, guarde as revistas, comandos e livros nos seus lugares e coloque todos os objetos que não forem da sala num cesto para depois levar para o seu respetivo espaço. Passe rapidamente uma mopa no chão para apanhar o pó, feche a janela e acenda uma vela aromática.
  • Cozinha: abra a janela para arejar o espaço, esvazie a máquina de lavar loiça e/ou encha com tudo o que estiver na bancada e dentro do lava-loiça, passe um pano com desengordurante sobre a placa do fogão, toda a bancada e mesa de refeições. Varra a cozinha e, no fim, recolha o lixo e a reciclagem e leve para os seus respetivos pontos de recolha. A limpeza profunda fica para outro dia!
  • Quarto infantil: comece por colocar brinquedos nos cestos, livros nas prateleiras, pôr roupa suja para lavar, dobrar ou pendurar roupa que ainda possa ser vestida, endireitar os têxteis da cama, sacudir o tapete, passar a mopa e o pano do pó sobre as superfícies dos móveis sem retirar nada do sítio. Já parece outro não/ 
  • Quarto de casal: faça a cama ou estique as mantas e almofadas, organize a roupa que possa estar acumulada no cadeirão (lavar ou guardar), arrume os objetos que possam estar a mais nas mesas-de-cabeceira, sacuda o tapete, passe a mopa e o pano do pó sobre as superfícies dos móveis. Acenda um candeeiro e desfrute de uma noite descansada!
  • Escritório: abra a janela para arejar o espaço, guarde livros, papéis e outros itens soltos nas prateleiras e gavetas adequadas, juntando numa pilha tudo aquilo que requeira mais tempo de organização, passe o pano do pó sobre os móveis e a mopa pelo chão. Se sobrar tempo, comece a organizar tudo o que juntou na pilha. Respire fundo!
arrumar a casa
Arrumar a casa por divisão: limpe um espaço da casa por dia, durante 15 minutos

Arrumar a casa por tarefa

Se preferir arrumar a casa por tarefa, ou seja, em vez de limpar uma divisão por dia, limpar o pó em todas as divisões da casa no mesmo dia, por exemplo, este método é para si. Siga a sugestão semanal apresentada ou troque os dias conforme fizer mais sentido para si. 

  • Segunda-feira – Arrumação geral da casa, usando um cesto para recolher o que está fora do sítio e colocar tudo no seu lugar
  • Terça-feira – Limpeza das superfícies
  • Quarta-feira – Aspirar a casa
  • Quinta-feira – Lavar o chão
  • Sexta-feira – Limpar as casas-de-banho
  • Sábado – Lavar 1 máquina de roupa
  • Domingo – Organizar a roupa/sacos/mochilas para a semana
arrumar a casa
Arrumar a casa por tarefa: escolha uma ação de limpeza para aplicar em todas as divisões da casa em 15 minutos

Ficou com vontade de experimentar qual método de limpeza super rápida: arrumar a casa por divisão ou arrumar a casa por tarefa/

 

CFR - PT - Post - Orden