cores contrastantes

As cores contrastantes que precisa de conhecer para decorar a sua casa

Ainda que as combinações monótonas também tenham o seu lugar na decoração de interiores, as cores contrastantes oferecem visuais mais arrojados e podem tornar a sua casa numa autêntica obra de arte.

cores contrastantes

As combinações de cores são uma ferramenta poderosa para moldar o ambiente dentro da sua casa. As cores contrastantes permitem que exprima o seu estado de espírito e que a sua casa conte uma história — seja ela uma de rusticidade acolhedora ou de um modernismo minimalista.

Mas antes de conhecer estas combinações de cor, deve também conhecer…

A regra de ouro da decoração de interiores

Definir as proporções das diferentes cores contrastantes de uma divisão pode parecer complicado, no entanto existe uma regra de ouro, que é utilizada há décadas por decoradores profissionais: a regra dos 60-30-10.

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

Diz esta regra que o esquema de cores de uma divisão deve respeitar as seguintes proporções:

  • 60% de cor primária
  • 30% de cor secundária
  • 10% de cores de realce

A escolha de três cores diferentes não é despropositada. Números ímpares são essenciais na decoração, pois criam uma sensação de desequilíbrio, capaz de tornar qualquer espaço mais interessante.

A cor primária é a cor mais proeminente na divisão e é normalmente utilizada nas paredes, nos tapetes e nos cortinados. A cor secundária deve ser uma cor contrastante com a primária e utilizada na mobília e nos objetos decorativos. Já as cores de realce devem complementar ambas as cores, mas aproximando-se mais da cor secundária do que da primária. Estas cores devem ser reservadas para acentuar alguns detalhes e criar pontos de foco na divisão.

Agora que já temos a proporção mais ou menos definida (recorde-se de que esta regra é apenas uma recomendação), podemos finalmente conhecer algumas combinações de cores contrastantes que irão dar um novo look à sua divisão.

Esquemas de cores contrastantes

Apesar de poderem existir esquemas de cores mais adequados a certas divisões da casa (como cores mais calmas para os quartos), os esquemas de cor que escolhemos podem ser utilizados em qualquer divisão.

Branco e castanho-escuro — clássico e intemporal

Ainda que as paredes brancas possam parecer demasiado comuns, a escolha do branco como cor primária é uma hipótese acessível, mas que mesmo assim permite criar contrastes interessantes.

cores contrastantes

Paredes brancas com soalho flutuante castanho-escuro (neste caso a nossa cor secundária) é uma forma prudente de utilizar cores contrastantes. Para complementar estas duas cores, pode utilizar alguns detalhes castanho-claros ou creme, que transmitem um ar de tranquilidade à divisão.

Verde e cinzento — uma floresta moderna

Pode combinar um verde primário com um cinza leve para dar à sua divisão um ar florestal, mas moderno. A decoração do espaço pode apoiar-se nas plantas, para que se sinta realmente numa floresta tropical.

Num esquema de cores como este, pode-se utilizar o creme como cor de realce. A mobília creme pode facilmente ser intercalada por detalhes com a cor secundária e complementada com plantas diversas.

cores contrastantes

Como pode reparar, neste caso a regra dos 60-30-10 não é respeitada — porque não é uma norma rígida. A decoração do seu espaço deve servir-lhe a si e não ao contrário.

Azul-escuro e branco — sóbrio e simples

O azul-escuro como cor primária confere um tom de sobriedade a qualquer divisão — mesmo que não utilize a cor em todas as paredes. Esta cor pode ser prolongada para os tapetes e para alguma mobília, mas não deve sufocar os móveis brancos.

Pode complementar este esquema de cores com um soalho cinza ou creme, dependendo do ambiente que pretende. O cinza confere uma sensação de modernidade, enquanto que o creme deve ser utilizado caso pretenda algo mais aberto e tranquilo.

Mesmo que existam combinações de cores a evitar, é possível criar espaços apelativos recorrendo a uma grande variedade de cores — e não tem de as utilizar todos de uma vez. As cores contrastantes são essenciais em qualquer decoração, e vão trazer uma nova vida à sua habitação.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores