limpar ferro engomar
DIY

As melhores dicas para limpar o seu ferro de engomar sem o estragar

Seja porque o ferro está sujo, seja porque o calcário acumulou-se neste utensílio, é importante saber limpar o ferro de engomar da forma correta. Se gosta de ter as roupas sempre bem passadas, oferecemos uma ajuda. Descubra aqui as melhores dicas para limpar o seu ferro de engomar sem o estragar.limpar ferro engomar

Comece pelo manual de instruções

Ainda tem o manual de instruções do seu ferro de engomar/ Se sim, pegue-o imediatamente e leia as instruções de limpeza do fabricante. Esta é a melhor maneira de limpar o seu utensílio, pois cada ferro é diferente do outro e requer cuidados distintos.

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias

É possível que o manual também ofereça recomendações de como impedir a acumulação de calcário. Caso já o tenha jogado fora, pode ser que encontre uma versão digital na internet.

Dicas básicas para limpar o ferro de engomar

Antes de limpar o ferro de engomar, precisa de considerar alguns passos básicos, para não estragar o aparelho:

  • Desligue o ferro antes de limpá-lo.
  • Verifique se o seu ferro tem uma função de autolimpeza e de remoção de calcário.
  • Limpe a base do ferro com um pano. Nunca use um esfregão de aço nem produtos que não sejam indicados para a limpeza do ferro de engomar.
  • Esvazie o ferro após cada utilização, para evitar a acumulação de calcário. 

Já cumpriu todos estes passos/ Então vamos à limpeza!

limpar ferro engomar
O ferro a vapor TAURUS AGATHA 2800 conta com um sistema anticalcário.

Limpeza simples

Se o seu ferro de engomar apresenta pouca sujidade, pode optar por passar um pano húmido sobre a base. O pano deve ser macio, e a limpeza deve ser delicada. Com um cotonete, pode limpar os orifícios de saída do vapor.

Limpeza com sal

A limpeza com sal também é bastante simples e fácil. Coloque um pouco de sal sobre um tecido, ligue o ferro na temperatura máxima e passe-o sobre o tecido, por cima do sal. Isto ajuda a remover as crostas que muitas vezes são formadas na base do ferro.

Limpeza com vinagre

Misture meio copo de vinagre branco com meio copo de água. Esfregue a base do ferro com um pano embebido na mistura. Depois, limpe com um pano com água. Fácil, pois não/

Esta solução também pode ser usada para limpar o reservatório de água do ferro. Basta despejar a mistura no reservatório e selecionar a temperatura mais alta. Depois, ligue o ferro e deixe o vapor sair. Por fim, encha o reservatório com água e deixe todo o vapor sair novamente.

Limpeza com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um ingrediente muito versátil e que pode ser utilizado de diferentes maneiras para limpar diversos electrodomésticos. Pode misturá-lo com vinagre ou com água para realizar a limpeza. Depois de misturar os dois ingredientes, formando uma pasta, esfregue a solução na base do ferro, com um pano ou com a parte macia de um esfregão.

Para finalizar, siga estes dois passos: primeiro, passe um pano húmido com água sobre a base. Depois, encha o reservatório com água, ligue o ferro na temperatura máxima e deixe o vapor sair.

Limpeza com removedor de calcário

Embora seja normal que o calcário se acumule no ferro de engomar, não devemos deixar de limpá-lo. Afinal, o calcário pode atrapalhar o aquecimento do ferro e entupir a saída de vapor, o que prejudica o funcionamento do utensílio e pode até mesmo estragá-lo.

Muitas vezes, as soluções caseiras não são suficientes. Neste caso, precisará de usar produtos de limpeza industrializados, como um removedor de calcário ou um spray multiuso. Siga as instruções do fabricante do produto para realizar a limpeza.

limpar ferro engomar
Um ferro de engomar limpo é sinónimo de roupas bem passadas.

Um ferro de engomar limpo é sinónimo de roupas bem passadas.

Teste estas diferentes técnicas para descobrir qual é a melhor forma de limpar o seu ferro de engomar. Não se esqueça de limpá-lo frequentemente, para manter o bom desempenho e prolongar a vida do ferro. Assim, terá roupas sempre impecáveis, graças a um ferro que funciona perfeitamente.

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas