bromelias como cuidar

Truques e conselhos para saber como cuidar de bromélias

Com uma beleza exótica à qual ninguém consegue ficar indiferente, as bromélias são plantas extremamente robustas, de fácil adaptação e simples de manter. Aprenda tudo o que precisa de saber sobre como cuidar de bromélias e encha o jardim ou a varanda com esta maravilhosa planta.

bromelias como cuidar

Bromélias bonitas

Com mais de 2.000 variedades de 50 espécies, a família das bromélias é conhecida pelas suas folhas fortes e verdejantes e pela sua floração em forma de espinho ou tipo ananás que nasce de forma vertical no centro da folhagem, apresentando um arco-íris de cores – amarelo, vermelho, lilás, verde – e até características diferenciadoras como listas e pintinhas.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

Curiosamente, as bromélias produzem apenas uma flor, que se mantém florida durante 3 a 6 meses. 

Bromélias: como cuidar?

O ar colorido e tropical das bromélias faz adivinhar uma planta complexa que exige cuidados redobrados… na realidade, é completamente ao contrário! Conhecida como uma excelente planta para principiantes de jardinagem, cuidar de bromélias é simples e um verdadeiro prazer.

Como plantar bromélias

Regra geral, a bromélia pode ser mantida no seu vaso de compra original, no entanto, se crescer muito, deve ser transplantada para um vaso maior. No exterior, as bromélias terrestres são indicadas para o solo, junto à sombra das árvores, onde pode ser adicionado um pouco de substrato para flores. Por sua vez, as bromélias epífitas conseguem florescer em cima de árvores ou pedras, ou seja, sobre uma camada de musgo ou da casca da árvore.

bromelias como cuidar
Cuidar de bromélias no interior ou no exterior é fácil

Onde colocar as bromélias: sol

As bromélias adoram luz, mas esta deve ser sempre indireta – evite ter a bromélia ao sol. Em casa, pode até estar no peitoril de uma janela, mas no jardim ou na varanda, o ideal é uma zona com sombra. Quando o tempo aquecer, as bromélias podem ser colocadas lá fora, mas se a temperatura no exterior atingir os 15°C ou menos, é importante voltar a colocar as bromélias no interior ou tapá-las durante a noite.

Como tem que ser regados: pulverizar

A água é um dos grandes prazeres da bromélia, no entanto, não gostam de estar encharcadas. A melhor forma de regar esta planta é colocar o vaso no lava-loiça, de forma a regar abundantemente o centro da flor, deixando toda a água escorrer antes de devolver o vaso ao seu local. Utilize uma garrafa para pulverizar as folhas da bromélia com água regularmente – adoram!

Como cuidar de bromélias, para voltarem a florir

Uma vez que a bromélia floresce apenas uma vez por ano, após a morte da flor, esta deve ser cuidadosamente cortada e removida, mantendo-se apenas as folhas. Se junto à mesma existirem pequenos rebentos, pode remover um e transplantá-lo para um novo vaso com uma mistura de terra e substrato para orquídea. Depois é esperar um ano para que volte a florir em todo o seu esplendor.

bromelias como cuidar
A bromélia é uma excelente planta para principiantes de jardinagem

Se há planta que se vai destacar no interior ou exterior da casa, é esta! Ficou com vontade de ter uma bromélia?

CFR - PT - TOFU - CTA POST - Exteriores

About Post Author