Uma tendência que se tem vindo cada vez mais a verificar são as camas sem cabeceira e é uma solução bastante eficaz para aqueles que procuram um quarto mais amplo. Assim, deixamos-lhe uma breve lista de ideias para aproveitar o espaço com uma cama sem cabeceira e conseguir uma melhor otimização da área de repouso.
Prateleiras simples em vez de cabeceiras
Uma vez que, com uma cama sem cabeceira, a parede por cima da cama ganha espaço, pode optar por colocar algumas prateleiras simples no seu lugar, ou uma prateleira única, se preferir uma ambiência mais leve.
Esta é uma das formas de obter alguma arrumação sem recorrer a estantes ou a outros móveis mais volumosos. Para além de livros ou de objetos quotidianos, poderá criar uma ambiência mais pessoal através de velas, fotografias, plantas e outros apontamentos decorativos.
… ou prateleiras cúbicas e com formas
Esta é uma ótima alternativa às prateleiras simples, uma vez que o aspeto de caixa da prateleira cúbica não só dá carácter à arrumação, como permite uma maior liberdade criativa. Ou seja, uma vez que cada unidade é instalada individualmente, isto permite-lhe criar os seus próprios padrões geométricos. Poderá ainda optar pela prateleira em U ou pela prateleira em ziguezague para um toque mais contemporâneo, opções que também permitem a criação de designs únicos e a seu gosto. Com este tipo de prateleiras conseguirá uma maior personalização estética da sua arrumação de parede sem descurar a funcionalidade.
A cama sem cabeceira como sítio de arrumação
Existem vários modelos de camas sem cabeceira que dispõem de estruturas de arrumação por baixo do colchão, acessíveis com grande facilidade, pelo que pode aproveitar a dupla funcionalidade deste tipo de camas. Este espaço pode ser utilizado para guardar roupa de cama e atoalhados, almofadas, calçado e outros materiais mais volumosos, aliviando deste modo a capacidade de arrumação da cómoda ou do roupeiro. Se preferir, pode dividir este espaço em secções menores com caixas, cestas ou outras divisórias para a organização mais aconchegada de pequenos objetos.
Arrumação em suportes na parede
Os suportes na parede são uma ótima solução para quem tem falta de espaço noutros locais de arrumação. Guitarras e alguns outros instrumentos musicais, bicicletas e skates, pranchas e vasos de plantas são apenas alguns dos objetos de grandes dimensões que podem ser suspensos na parede por suportes. Esta pode também ser uma opção puramente estética, uma vez que os praticantes de música, desporto e atividades afins frequentemente expõem os seus instrumentos de trabalho desta forma.
Use a parede como uma tela
Para um toque mais arrojado, pode preencher este espaço – conseguido pela cama sem cabeceira – com uma peça decorativa de grandes dimensões, criando como que uma falsa cabeceira. Uma das escolhas é pendurar uma tapeçaria na parede que, para além de ser uma forma de personalizar a decoração, torna o quarto mais aconchegante. Outra opção são as telas ou molduras, que tanto podem apresentar desenhos, gravuras, pinturas, colagens, fotografias ou qualquer outro conteúdo visual. Esta é uma alternativa totalmente personalizável e que dará seguramente uma nova cara à divisão e, ao mesmo tempo, poderá aproveitar o espaço graças à cama sem cabeceira.