Recentemente, as casas pré-fabricadas têm-se revelado uma tendência cada vez mais crescente de habitação. Entre os factores principais, destaca-se a sua flexibilidade de custos e de opções estéticas, para além de se tratar de uma escolha de habitação mais sustentável. Deste modo, convidamo-lo a conhecer tudo o que precisa de saber sobre casas pré-fabricadas modernas.
O que são casas pré-fabricadas
As casas pré-fabricadas são estruturas de habitação previamente produzidas em fábrica e montadas no terreno. Uma vez que são construídas por módulos, podem também designar-se por “casas modulares”. Devido aos seus materiais naturais e à sua rápida montagem, são ainda uma alternativa de habitação mais sustentável. O orçamento varia conforme o número de módulos, os materiais e os acabamentos, para além da aquisição do terreno e respectivos licenciamentos para construção.
Apesar de serem construções tradicionalmente simples e algo semelhantes a casas típicas de madeira, existem diversos aspectos personalizáveis possíveis para conseguir um design mais moderno e contemporâneo.
Como conseguir uma casa pré-fabricada moderna
A base da casa pré-fabricada é o módulo paralelepipédico, mas todos os outros elementos têm alguma margem para a criatividade. Se tem curiosidade em ver como se parecem as casas pré-fabricadas modernas, existem diversos blogs dedicados ao tema para se inspirar. Ainda assim, deixamos-lhe uma breve lista com os aspectos essenciais a ter em conta para o seu design pessoal:
Disposição dos módulos: pode optar por mais do que um módulo e obter uma casa de dois pisos, ou uma casa térrea em forma de L.
Janelas e portas: tenha presente que as dimensões das portas e janelas terão de ser previamente calculadas e cortadas em fábrica nas superfícies dos módulos para depois se acrescentarem estes elementos. Assim, ao projectar a sua casa pré-fabricada, tenha o cuidado de eleger antecipadamente as portas e janelas que pretende colocar.
Cores das paredes: neste âmbito, a liberdade é total. Para uma casa pré-fabricada moderna, poderá querer afastar-se da gama dos castanhos e dar preferência aos tons de cinza e frios, por forma a atenuar ou mesmo a eliminar a rusticidade da madeira.
Acabamentos exteriores: este é outro campo de alguma liberdade, uma vez que dispõe de diversas escolhas metalizadas ou em vidro que poderão ser do seu agrado para modernizar o espaço.
Casas pré-fabricadas modernas para todos os orçamentos
Uma vez que existem diversas escolhas possíveis para conseguir um aspecto mais moderno e contemporâneo, ao orçamentar a sua casa pré-fabricada, priorize aquilo que realmente gosta. Se não tiver possibilidades de jogar com a disposição de dois ou mais módulos, aposte nos acabamentos e nas paletes cromáticas. Lembre-se que existem alguns elementos personalizáveis que não vão acrescentar custos acrescidos à construção. A atenção ao detalhe é essencial para conseguir um espaço a seu gosto, uma vez que a estrutura em si não deixa margem para alterações substanciais.
Tenha em conta que as casas pré-fabricadas não são construções estagnadas e podem sempre ser ampliadas com a adição de novos módulos. Por isso, se na construção inicial não tiver orçamento para mais do que um módulo, poderá sempre acrescentá-lo posteriormente.
You may also like
-
A minha placa de indução ficou marcada, como posso repará-la?
-
Que tamanhos de colchões existem? Finalmente esclarecemos as suas dúvidas
-
Este é o tamanho ideal de televisão para ver filmes e séries
-
Cria o teu escritório verde ecológico com estes 5 simples passos
-
Como limpar pedra mármore para que brilhe como no primeiro dia?