casa pré fabricadas

Tudo o que precisa de saber sobre casas pré-fabricadas

As casas pré-fabricadas, ou modulares, são um tipo de habitação bastante procurado como alternativa às construções convencionais. A preferência pelas casas pré-fabricadas deve-se à possibilidade de redução de custos, bem como ao facto de serem habitações personalizáveis e menos nocivas para o ambiente. Venha descobrir connosco tudo o que precisa de saber sobre casas pré-fabricadas.

casa pré fabricadas

Aspetos preliminares a ter em conta

O primeiro passo na construção de uma casa modular é a compra do terreno. Não se esqueça que as características do solo terão um forte impacto nos custos do projeto, pelo que deve ter o cuidado de fazer estudos de terreno antes de se comprometer com uma localização. Este é um aspeto que não é contemplado pelas empresas que fornecem os módulos das casas, sendo da inteira responsabilidade do proprietário.

CONFORAMA - PT - Mobilie o seu quarto com as últimas tendencias

Faça também um levantamento inicial das empresas dedicadas a este tipo de habitações, tendo em conta o estilo de casa que pretende. Algumas destas entidades optam por designs mais modernos, outras, mais rústicos. Tenha atenção em fazer o cruzamento entre o orçamento disponível e os seus gostos pessoais, por forma a escolher a empresa mais capaz de lhe dar aquilo que realmente quer, a custos que lhe estejam acessíveis.

Por último, tenha em consideração que, tal como ocorre com qualquer nova construção, as casas pré-fabricadas estão sujeitas ao Regime Jurídico da Urbanização. Como tal, deverá obter as licenças de construção e de habitabilidade junto da Câmara Municipal.

casa pré fabricadas

Como se constroem casas pré-fabricadas

Estas casas são também designadas de casas modulares devido ao seu método de fabrico, que consiste na produção dos módulos em fábrica que são depois montados no terreno. Devido aos materiais utilizados e aos métodos de instalação, estas habitações constituem uma alternativa mais ecológica e sustentável do que as casas construídas de raiz, para além de terem uma construção bastante mais rápida e menos dispendiosa. Uma vez que o resultado final é criado pela disposição dos módulos, pode optar por uma casa térrea ou com diferentes pisos, jogar com as cores e personalizar elementos como portas e janelas para conferir o seu toque pessoal

Porém, a prioridade deverá recair na funcionalidade e no conforto. Os materiais utilizados, ainda que seguros, oferecem geralmente uma menor resistência ao ruído e à temperatura, pelo que deverá informar-se junto da empresa quais os materiais mais adequados para si e se é necessário algum acabamento específico para as condições ambientais do terreno onde pretende fazer a instalação.

Depois de eleger as dimensões dos módulos, os materiais, as cores e demais elementos, a empresa irá fabricar estas estruturas e montá-las no terreno, que deverá estar devidamente preparado e licenciado. 

casa pré fabricadas

Orçamentos para todos 

Os custos das casas pré-fabricadas são extremamente variáveis e estão sujeitos a uma multiplicidade de fatores, a começar pela preparação e licenciamento do terreno e da obra. O valor final irá também depender das dimensões, dos materiais e acabamentos escolhidos, bem como da escolha do design. Por este motivo, deve despender alguma atenção em todos os detalhes da sua casa desde a fase da projeção, antecipando todas as particularidades que irão surgir no processo. Com o planeamento certo, irá conseguir uma casa inteiramente adaptada às suas necessidades ao melhor custo para si. 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores