O terraço de inverno é sempre uma boa forma de aproveitar espaço que geralmente não é usado durante essa época do ano. Por vezes pode ser uma varanda ou até mesmo um pequeno recanto. Existem coberturas exteriores de vários tipos e em diversos materiais, tanto para opções de baixo custo como também em estruturas altamente resistentes.
Os benefícios de possuir um terraço de inverno são vários, entre eles está a possibilidade de criar coberturas para terraços de inverno ou fazer aquela divisão especial para momentos de criatividade.
Fazer coberturas para terraços adequadas ao espaço
É preciso ter em atenção o espaço em que se quer fazer uma cobertura, pois isso irá ditar a melhor estrutura a utilizar ou as diferentes opções de materiais que existem no mercado. Por outro lado, convém idealizar e fazer alguns planos em relação às coberturas exteriores. Deve-se ter em atenção o objetivo da cobertura.
Varandas e pequenos balcões
Estes são os locais que podemos encontrar com mais facilidade num apartamento e a maioria das pessoas nem sabe como tirar melhor partido deste tipo de espaços. Este pode ser o momento ideal para imaginar um novo recanto para sua casa através de coberturas exteriores.
Geralmente, pode-se pôr um toldo de plástico que resguarde um pouco mais a varanda, mas as melhores opções para coberturas exteriores de espaços pequenos serão as cortinas e coberturas de vidro.
Nestes materiais é possível ampliar uma divisão e torna-la num novo e acolhedor espaço.
Terraços de média a grande dimensão
Em terraços de média a grande dimensão o objetivo poderá não ser cobrir o terraço por completo. As melhores possibilidades estão nas estruturas pré-feitas de materiais como madeiras. Esta é a melhor possibilidade de converter um terraço numa divisão de inverno, mas também proteger do sol quando é verão.
Pode-se conjugar diversos materiais, segundo o efeito pretendido e neste caso, é possível fazer resguardos a partir de têxteis para cortinas.
Escolher o tipo de cobertura segundo as necessidades
Para saber qual o melhor tipo de cobertura, é necessário ter em atenção as dimensões do espaço, mas também as variadas opções existentes no mercado.
Toldos e Têxteis
Os toldos são a opção mais usada para quem quer cobrir parte de um terraço. Existem em diversas dimensões e estruturas. São também a opção de menor custo e geralmente são feitos a partir de têxteis. São o ideal caso pretenda uma cobertura para o sol.
Estruturas em Plástico ou Madeira
As estruturas em plástico e madeira permitem criar uma divisão personalizada que pode ter diferentes fins. Estas estruturas costumam ser ideais para jardins e podem assumir uma decoração segundo o gosto pessoal. No caso da madeira é possível adornar com plantas ou combinar com o uso de têxteis (para criar o efeito de cortina).
Cortinas e Coberturas de vidro
Esta é a opção mais vantajosa para quem deseja coberturas para terraços que cubram totalmente um espaço. Permitem o uso total do espaço durante o inverno o que pode trazer boas ideias a quem pretende dar uma nova dimensão à sua casa.
As cortinas e cobertura de vidro são uma boa opção para criar ambientes bonitos e bastante sólidos.
Novas tecnologias para Coberturas
Atualmente, já é possível ter coberturas exteriores que se ajustam às nossas necessidades mais momentâneas. Nomeadamente, possuir coberturas externas com controlo remoto, que se podem adaptar conforme ao espaço o estado do tempo.