altura tv

Como colocar a sua televisão à altura correta

Para bem da nossa postura, a televisão deve estar alinhada com o nosso olhar. Porém, esta nem sempre é uma prioridade na instalação da televisão e, a longo prazo, esta decisão pode resultar em dores no pescoço e costas. Deste modo, deixamos-lhe um conjunto de formas possíveis de ajustar a sua televisão à altura recomendada.

altura tv
Uma boa altura da televisão e devido distanciamento poupará problemas relacionados com a coluna ou esforço dos olhos

Bases para elevar a televisão à altura correta

As bases são a solução mais económica para quem tem uma mesa demasiado baixa e procura mais altura para a televisão. Estes suportes podem ser encontrados com dois usos distintos: para a televisão e para o monitor do computador que, tal como a TV, deve estar nivelado com os olhos. 

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

Estes apoios consistem em bases com pés feitas de materiais resistentes e duradouros, pelo que aconselhamos a aquisição de apoios próprios para esta finalidade. Se tentar improvisar uma base com outro género de suportes, poderá danificar a sua mesa e mesmo arriscar-se a que a base se quebre com o peso da televisão. O espaço entre a base e a mesa pode ser ocupado com pequenas peças decorativas, mas pode também servir para arrumar os comandos ou outros objetos que desejar.

altura tv
A televisão é um dos elementos “rei” numa sala, poderá enquadrá-la numa parede de acordo com com os seus móveis

Baixar a televisão: troque de mesa

Por vezes, adquirimos o mobiliário doméstico pelo seu apelo estético e pela sua conjugação na decoração no espaço e só depois nos damos conta que carece de alguma funcionalidade. O mesmo se aplica à mesa da televisão. Este problema torna-se particularmente incómodo quando a televisão está mais alta do que o recomendado, pois nesse caso não há outra alternativa que não a troca da mesa por outra mais baixa, ou por um suporte de parede. 

Se optar por uma nova mesa, tenha o cuidado de tirar as medidas necessárias, tendo presente que a altura deve ser a do seu olhar quando está sentado no sofá de costas direitas. Lembre-se que não está a fazer uma despesa supérflua, mas sim a investir na sua postura e na qualidade dos seus períodos de repouso.

altura tv
Pode sempre optar por suportes de parede, dando uma sensação de leveza à área onde está a televisão. 

Suporte de parede: mais espaço e precisão para ajustar a televisão

O suporte de parede possibilita a colocação da televisão exatamente à altura que desejar, para além de permitir o ajuste da inclinação. Por este motivo, este método é o que oferece uma personalização completa da instalação da sua televisão, conseguindo um resultado final totalmente à sua medida. 

Para além da possibilidade de ajustar a televisão às suas preferências, o suporte de parede tem a particularidade de libertar o espaço habitualmente ocupado pela mesa da televisão. Isto permite um uso mais livre desta zona, seja do ponto de vista funcional, como a arrumação e organização da sala, seja do ponto de vista estético, uma vez que pode optar por colocar outra peça a seu gosto neste lugar. Deste modo, o suporte de parede não é uma escolha exclusiva para quem procura somente modificar a altura da televisão, sendo também uma opção bastante eficaz para quem pretende uma maior espacialidade nesta área da sala. 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores