Aceita o desafio de aprender a colocar azulejos em casa/

Guia prático para colocar azulejos em casa

A onda de projetos de construção, remodelação e decoração “faça você mesmo” não para de crescer… afinal de contas, há qualquer coisa de muito atrativo em pôr as mãos na massa da nossa própria casa. Um desses projetos pode muito bem passar pelas paredes e este guia prático para colocar azulejos em casa vai ajudá-lo a arregaçar as mangas.

colocar azulejos

Sobreposição vs. substituição de azulejos

Uma das primeiras e mais importantes decisões a tomar se tem como objetivo colocar azulejos em casa é a seguinte: vai sobrepor azulejos novos sobre os antigos ou vai substituir por completo os azulejos velhos por azulejos novos/

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

A sobreposição é a opção mais rápida, requer menos trabalho e produz menos entulho, no entanto, não garante um resultado 100% perfeito, porque terá sempre uma camada de azulejos por baixo e isso pode interferir com o visual estético, apresentando uma aparência menos plana. A substituição de azulejos é, sem dúvida, a melhor opção quando se trata de obter um trabalho final impecável. A única diferença em termos de processo é que a sobreposição não requer demolição.

colocar azulejos
Aceita o desafio de aprender a colocar azulejos em casa/

5 passos imprescindíveis para colocar azulejos

Independentemente da aplicação de azulejos ser no chão ou nas paredes, o processo de colocação é igual e deve ser seguido atentamente para garantir um acabamento bem feito, estável e duradouro, com azulejos alinhados e com o efeito visual pretendido. Vamos a isso/

1. Demolir os azulejos velhos

Certifique-se que dispõe das ferramentas adequadas para remover os azulejos antigos, sem esquecer o equipamento de proteção individual, caso de um par de óculos e luvas para efetuar o trabalho em segurança. Remova ou cubra qualquer mobiliário ou outros elementos existentes na divisão para evitar danos e/ou sujidade desnecessária. Tenha um recipiente ou sacos de lixo prontos para recolher o entulho à medida que procede à demolição.

2. Uniformizar as paredes ou chão

Feita a demolição e removidos todos os azulejos velhos, o passo seguinte implica uniformizar a superfície onde serão assentados os novos azulejos e isto é feito com recurso a um elemento adesivo próprio para azulejos, que pode ser argamassa ou cola. O importante é saber qual o melhor para colocar azulejos em casa, tendo em conta a divisão, a área e o tipo de azulejo em questão. A aplicação é feita com a ajuda de uma espátula dentada que permite espalhar uniformemente a argamassa ou a cola, sendo que quanto maior for a área, maior serão os dentes da espátula. Recomenda-se ainda uma aplicação progressiva para evitar que o elemento adesivo seque antes da colocação do azulejo.

3. Colocar os azulejos

Para ajudar a colocar os azulejos, há uma ferramenta preciosa a ter à mão: um espaçador de juntas, também conhecido como “cruzeta”. Estas cruzetas ajudam a assegurar o efeito uniforme da aplicação dos azulejos, quer em termos de alinhamento, quer em termos do espaçamento desejado entre os azulejos. A aplicação dos azulejos é feita um a um, sendo que é necessário aplicar, com a ajuda da espátula, uma camada fina e uniforme de cola no verso do azulejo antes de o assentar na parede ou chão. Se tiver, utilize um maço de borracha para ajudar a afixar firmemente cada azulejo.

colocar azulejos
Aplicar azulejos nas paredes ou no pavimento é uma técnica que todos podemos aprender.

4. Betumar as juntas

O penúltimo passo é tratar das juntas, onde é necessário preencher os espaços entre os azulejos, utilizando um betume específico para juntas que deve ser cuidadosamente aplicado com a ajuda de uma espátula de borracha. Deixe secar bem. 

5. Limpar os azulejos

Para assegurar o resultado final pretendido, resta retirar o excesso de betume que possa existir nas juntas dos azulejos – faça-o de forma cuidada, usando uma esponja húmida e trocando a água sempre que necessário. Deixe secar pelo menos 24 horas antes de proceder a uma limpeza geral dos azulejos novos, de preferência com um produto neutro.

colocar azulejos
Colocar azulejos em casa: desafio superado, com distinção!

Admirar o resultado final

Parabéns! Acabou de colocar azulejos em casa sozinho e com sucesso. São estes pequenos-grandes projetos de remodelação doméstica que trazem enorme satisfação e, claro, a vontade de fazer mais. Qual será o próximo desafio/

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas