como eliminar humidade em paredes internas

Dê cabo da humidade nas paredes internas em 3 simples passos

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

Num país como Portugal, é bastante comum ter humidade nas paredes internas da casa. Ainda que gozemos de vários dias de sol, as chuvas e o frio húmido que assola especialmente as zonas litorais pode causar graves problemas de humidade, causando problemas de conservação e de saúde. Saiba como a pode eliminar em 3 passos.

Armário Nevada
A humidade cria-se habitualmente por trás dos móveis e pode mesmo danificar o próprio móvel e o seu conteúdo

1º Passo: Limpar as manchas de bolor e de humidade

Na verdade, a humidade não é visível. As manchas negras que vemos nas paredes são manchas de bolor e resultam da presença de humidade nas paredes internas da casa. O bolor é um fungo que aparece quando há humidade e pouca luz direta. É prejudicial à saúde e, tal como um colchão que não é limpo de forma adequada, pode causar rinite, sinusite, crises alérgicas ou até mesmo eczemas.

Desta forma, é muito importante limpar a humidade das paredes assim que detetar manchas de bolor. Pode usar produtos específicos para a humidade e o bolor ou optar por uma solução caseira de bicarbonato de sódio dissolvido em água oxigenada (de 30 a 40 volumes). Coloque a solução num borrifador e limpe as paredes com a ajuda de um pano.

Cama MONACO
A melhor forma de evitar o bolor é expor as paredes à luz do sol

2º Passo: Tratar o problema da humidade nas paredes internas da casa

Se a casa é arejada com frequência e, mesmo assim, continua a aparecer sinais de humidade nas paredes internas da casa, significa que há problemas no isolamento. Estes problemas podem ser de origem estrutural (materiais de pobre qualidade, pouco tempo despendido no isolamento) ou simplesmente resultantes do passar do tempo.

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

Seja qual for o motivo, é imperativo que o resolva. Se o problema for muito grave, recomendamos que comece por fazer uma raspagem, raspando a superfície afetada. Pode mesmo remover a tinta durante a raspagem, pois, de seguida, irá aplicar um impermeabilizante. Estes podem ser encontrados em lojas de materiais de construção e deve ser aplicado em duas demãos. Finalize com uma aplicação de massa para deixar a parede lisa. Por último, escolha uma tinta anti-fungos para garantir paredes livres de humidade durante mais tempo. Atualmente, estas tintas já estão disponíveis numa variedade de cores, seguindo as mais recentes tendências.

Sala
Já existem tintas anti-fungos nas cores tendência: é só escolher!

3º Passo: Prevenir através do isolamento de janelas e portas

Muitas vezes, o verdadeiro causador da humidade nas paredes internas da casa é o mau isolamento. Portas e janelas que estão mal vedadas e deixam entrar o frio e a humidade. Para além de contribuir para o problema da humidade, o mau isolamento também aumenta a fatura da luz: o calor sai pelas frinchas e torna-se mais dispendioso aquecer a casa, no inverno.

Para verificar se tem um problema de mau isolamento, pode recorrer a um simples truque. Num dia de vento, coloque uma mistura de água e sabão nos caixilhos das janelas e portas. Se se formarem bolinhas de sabão, saberá que o isolamento do caixilho não está a funcionar corretamente. Contacte um profissional e peça ajuda.

Janelas
O verdadeiro causador da humidade pode ser o mau isolamento das janelas

Neste artigo, explicamos como limpar, tratar e prevenir os danos causados pela humidade nas paredes internas da casa. Se a sua casa sofre deste problema, não espere mais e ponha as nossas dicas em prática.

 

CTA - PT - Post - Renovaçao sem obras