Como escolher a sua piscina

Como elegir tu piscina

Já estamos oficialmente no verão. Começa a notar-se o calor e cada vez apetece mais dar um mergulho refrescante para combater as altas temperaturas. Se tem um bom pátio ou um jardim privado, certamente já pensou em instalar uma piscina. Não é necessário investir muito dinheiro ou passar a época estival com obras para construir uma: existem piscinas desmontáveis, de vários tamanhos, que se podem instalar facilmente. Apresentamos-lhe um guia simples para que possa escolher a que mais se adapte às suas necessidades. Esteja atento.

Tipos de piscinas não permanentes

Sem dúvida, as piscinas desmontáveis são uma melhor opção do que construir uma permanente, sobretudo se não dispõe de muito espaço. Existem três tipos:

  • Insufláveis: são totalmente fabricadas em plástico e são ideiais para colocar num canto do jardim ou num pequeno espaço. São as mais recomendáveis para quem tem crianças, porque proporcionam um banho seguro, evitando o perigo de afogament
  • PVC: são piscinas fabricadas em policloreto de vinil, material que proporciona uma estrutura muito durável e resistente a golpes e às inclemências do clima. Podem adquirir-se numa grande gama de medidas e de formas divertidas. A sua manutenção é simples, tanto no verão como no inverno, no caso de que fiquem instaladas durante todo o ano.
  • Aço galvanizado: para esta opção é necessário dispor de uma superfície razoavelmente grande no nosso pátio ou jardim, porque são piscinas com estruturas bastante grandes. São necessários vários suportes para a fixação ao solo. Portanto, há que ter em conta que será necessário deixar livre  um espaço mínimo de um metro à volta da piscina. Apesar de que a sua instalação possa parecer aparatosa, este tipo de piscina tem a vantagem de oferecer uma grande resistência e durabilidade. Além disso, com esta opção é possível dispor de mais profundidade e amplitude, permitindo a prática de natação. Costumam também contar com períodos longos de garantia (nalguns casos, até 30 anos). A manutenção é a mesma que nas de PVC, sem grandes problemáticas. Podem adquirir-se com acabamentos muito parecidos à madeira ou à pedra natural.

E agora só falta escolher. Qual é a sua preferida/