Como escolher um bom sommier

Como elegir un buen somier

Escolher um bom sommier é tão importante como comprar um colchão que se adapte às nossas necessidades. O sommier também é um elemento crucial para garantir a qualidade do nosso descanso. Se quer escolher um com um nível de firmeza adequado para manter a boa saúde da coluna vertebral, hoje vamos ajudá-lo a acertar!

Conselhos para comprar um sommier

    • Estrutura metálica ou canapé/ Se o seu quarto não dispõe de muito espaço, a melhor opção é o canapé, já que pode funcionar como um baú, servindo para armazenar roupa e outros objetos. O canapé pode ser em forma de gavetão ou rebatível. A escolha depende dos gostos particulares ou de se as gavetas podem abrir-se com facilidade, sem choques com outros móveis. Contudo, uma estrutura laminada tem um preço mais acessível e costuma utilizar-se para colchões viscoelásticos ou de látex, já que permitem uma boa ventilação. Também é uma boa opção para camas secundárias, como as dos hóspedes/convidados ou em situações em que se aluga um apartamento com mobiliário básico. Este tipo de suporte não é muito recomendável para camas infantis, pela menor estabilidade e pelo risco de rutura das lâminas de madeira que suportam o peso total do colchão.
  • Base coberta com tecido: uma opção económica que garante uma boa estabilidade. Uma base com tecido é um sommier composto por uma estrutura de madeira e coberto por um tecido que protege essa base rígida do contacto direto com o colchão, evitando que se roce. Trata-se de uma opção intermédia entre a estrutura de lâminas e o canapé, já que permite muita firmeza mas deixa livre o espaço existente entre as patas que suportam o peso da estrutura. Existem muitas opções de cobertura de tecido para podermos escolher a que nos pareça esteticamente mais atrativa. No entanto, o importante é não acrescentar mais rigidez ao descanso das nossas costas, motivo pelo qual é melhor optar por dormir sobre um colchão mole.
  • Em que casos é recomendável um sommier articulado/ Este tipo de sommiers estão distribuídos por duas ou mais zonas nas quais podemos variar a inclinação, manualmente ou através dum sistema motorizado de controle elétrico. São indicados para personas com mobilidade reduzida, convalescentes ou acamadas durante muito tempo, que tenham problemas de circulação sanguínea nas pernas ou dificuldades respiratórias. Além disso, permitem uma maior comodidade postural para aquelas pessoas que gostem de ver televisão ou ler deitadas na cama.