Como fazer almofadas decorativas para o seu quarto

Almofadas decorativas: Como fazer almofadas decorativas para o seu quarto

Nada é mais convidativo do que uma fabulosa cama, cheia de almofadas fofinhas. Mas as almofadas não servem apenas para descansar a cabeça após um dia em cheio. São também ótimas para colocar em quartos e salas.

CFR – PT – TEXT CRO 3 – Ebook 9 – Dormitorios – Como fazer almofadas

Se quer saber mais sobre como fazer almofadas decorativas e onde comprar, continue a ler.

como fazer almofadas decorativas

Se gosta de dar um toque personalizado à sua decoração e tem jeito para os trabalhos manuais, damos-lhe algumas dicas sobre como fazer almofadas decorativas e como as combinar com a decoração atual da sua casa.

O papel das almofadas decorativas

As almofadas são excelentes apontamentos de decoração. Convidativas, práticas e baratas, pode mudá-las sempre que sentir necessidade de dar uma nova vida à sua casa. Afinal, as almofadas decorativas são uma das formas mais simples de acrescentar cor à sua casa.

Para usar na sala, no quarto ou até mesmo em espaços exteriores, as almofadas devem ter padrões alegres e vibrantes. Crie efeitos interessantes misturando várias estampas ou cores nas capas das almofadas decorativas. 

como fazer almofadas decorativas
As almofadas decorativas também podem ser usadas no exterior

No exterior, as almofadas tornam o momento de lazer ainda mais prazeroso, oferecendo conforto aos materiais de mobiliário exterior que, para serem mais resistentes, podem ser mais rígidos.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Neste caso, deverá escolher materiais igualmente resistentes para que as suas almofadas durem mais tempo no exterior.

Como fazer almofadas decorativas

Vamos aprofundar o tema das almofadas decorativas para o quarto. Para além de serem uma ótima forma de complementar a decoração, fazer as suas próprias almofadas pode ser um excelente projeto manual para preencher os tempos livres e relaxar.

como fazer almofadas decorativas
Fazer as suas próprias almofadas pode tornar-se um projeto muito interessante para os tempos livres

Para criar as suas próprias almofadas decorativas, deve ter algumas noções básicas de costura. Irá precisar do seguinte material:

  • Tecido (estampado ou colorido)
  • Tesoura
  • Agulha
  • Linha
  • Enchimento de Almofada
  • Fecho-éclair
  • Máquina de Costura

Para criar a sua primeira capa de almofada decorativa, necessitará de cerca de 1,20 m de tecido. Precisará também de dois tipos de linha: linha de alinhavar (para fazer as marcações da costura) e uma linha da mesma cor do tecido. Corte o tecido em dois quadrados de 55 cm cada. No final, as suas almofadas terão 50 cm (os 5 cm serão os valores de costura).

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

Junte ambos os quadrados encostando o lado direito do tecido, junte o fecho-éclair numa das laterais e alinhave a toda a volta. Na máquina, costure a cerca de 2 cm da beira do tecido, tendo especial atenção ao fecho-éclair, para que este fique corretamente posicionado. Depois de costurar, abra o fecho-éclair e vire a capa pela abertura.

como fazer almofadas decorativas
Para criar as suas próprias almofadas, precisará de ter algumas noções de costura

Parabéns! A sua primeira almofada decorativa está pronta. Sugerimos-lhe que a coloque no quarto, para que a veja sempre antes de se deitar e acredite no seu potencial criativo! Afinal, este não é apenas um projeto de decoração, é um projeto de investimento pessoal e de criatividade.

Como fazer almofadas decorativas sem costura

Se tem pavor à agulha e não sabe costurar, ainda assim pode criar a sua almofada caseira. Basta usar cola para tecidos ou cola universal. Para fazer almofadas decorativas sem costura, irá precisar apenas de:

  • Tecido
  • Tesoura
  • Cola para tecido
  • Régua
  • Enchimento de almofada

Agora, siga o nosso passo a passo de como fazer almofadas decorativas sem costura.

  1. Corte o tecido em três pedaços: um de 40×40 cm e dois de 40×25 cm. Os tecidos menores serão colados um acima do outro sobre o tecido maior, que será a parte da frente da capa de almofada.
  2. Passe a cola numa das bordas maiores de um dos tecidos menores e depois faça o mesmo com o outro tecido pequeno.
  3. Dobre a borda sobre ela mesma, criando uma bainha de cerca de 1 cm.
  4. Passe a cola nas extremidades do tecido maior e cole um dos tecidos menores sobre ele.
  5. Depois, cole o outro tecido menor, no canto oposto.

Depois que a cola secar, desvire o tecido para ver o resultado final. Insira o enchimento de almofada e pronto!

Como combinar cores e texturas

Seja com almofadas feitas com as suas próprias mãos ou compradas na Conforama, combinar as almofadas é um exercício criativo divertido e que pode trazer ainda mais personalidade à sua casa.

Antes de mais, deve analisar o estilo de decoração da sua casa (inspiração náutica, rústico, minimalista, étnico, etc…). Escolha as almofadas de acordo com o estilo já existente, para evitar que o resultado seja desastroso.

Deixamos algumas sugestões de combinação:

  • Almofadas às riscas com almofadas azuis para o estilo náutico;
  • Padrão de flores com almofadas verdes e azuis para os amantes da natureza;
  • Almofadas com textura combinadas com almofadas lisas;
  • Almofadas rectangulares e almofadas quadradas.

Não tem jeito para fazer almofadas caseiras/ Não se preocupe!

Se o DIY não é o seu ponto forte e não sabe como fazer almofadas decorativas, não se preocupe. Não será por este motivo que a sua decoração ficará mais enfadonha ou desprovida de cor! Consulte a loja da Conforama e descubra as centenas de propostas de almofadas decorativas e outros têxteis decorativos a preços surpreendentes. 

CFR - PT -  BOFU - Dormitorios