Sofá de Paletes de madeira: faça-os você mesmo

No mercado existem diversas opções de sofás, de vários tamanhos, em diversos materiais e perfeitos para qualquer espaço. No entanto, se procura uma opção descontraída, sustentável e com aspecto artesanal, pode optar por criar o seu próprio  sofá de paletes.

As paletes são suportes utilizados para a manipulação dos produtos pesados e o seu armazenamento nas estantes, ou seja, são materiais muito resistentes.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

Fazer um sofá de paletes é fácil e muito económico, sendo possível conseguir um resultado muito confortável e versátil, perfeitamente adaptável a qualquer ambiente e decoração. Pode fazer um sofá de paletes 3 ou mesmo de 6 lugares, sendo possível combinar paletes para que se adaptem àquilo que deseja e ao ambiente em que estão inseridas. 

A quantidade de paletes a usar depende do espaço disponível e do tipo de sofá que deseja. Se quiser um sofá de paletes pequeno e baixo, duas paletes são o suficiente, no entanto, se quiser um sofá mais alto e maior, serão necessárias mais paletes.

Como fazer um sofá de paletes

Se se está a perguntar como fazer um sofá de paletes, nós temos algumas dicas para si e uma lista de materiais indispensáveis para o processo:

  • Paletes (o número depende do tipo e tamanho do sofá)
  • Lixa grossa
  • Pregos e parafusos
  • Furadeira e martelo
  • Verniz
  • Almofadas, colchão ou colchonetes para o assento

Primeiro é necessário perceber que tipo de sofá deseja, se é um sofá de paletes com encosto, se é de três ou mais lugares e fazer um plano. Especialmente para saber quantas paletes serão necessárias. Se quiser um sofá mais alto, é necessário usar o dobro das paletes para o assento, para que sejam colocadas umas sobre as outras. Se quiser um sofá de paletes com encosto, será necessário adquirir material para criar essa estrutura.

como fazer um sofa con palets

Depois de fazer o projeto e saber a quantidade de paletes a utilizar, é importante escolher paletes que ​​não tenham sido tratadas com quaisquer produtos químicos ou tintas. Depois, precisa lavar e lixar as paletes e deixar as bordas mais arredondadas para evitar acidentes. Pode optar por passar verniz nas paletes ou, se quiser mudar a cor, o próximo passo é pintar com tinta. Se quiser um sofá mais alto, pode colocar duas paletes sobrepostas e aparafusadas nas extremidades.

Se quiser um sofá de paletes com encosto terá de criar as costas do sofá. Para isso, tem de fixar as paletes com parafusos à base. Se achar mais prático, pode também colocar rodinhas nas paletes, para que, desta forma, possa mover o sofá de paletes de um ambiente para o outro.

Pode complementar o sofá com almofadas de assento e para as costas. Devem ser do tamanho do sofá e suficientemente altas e cheias para que não se sintam os espaços entre as tábuas do assento, nem as tábuas nas costas. Pode complementar o sofá com mais almofadas e mantas, para criar um espaço acolhedor.

Se quiser colocar os sofás de paletes no jardim ou varanda, lembre-se que as paletes para  sofás de exterior deverão ser tratadas com produtos específicos, para que se tornem mais resistentes às intempéries. Os sofás de paletes podem estar no exterior durante todo o ano mas, caso chova, deve guardar as suas

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas