Como iluminar uma sala de trabalho

Como iluminar una sala de trabajo

Passamos muitas horas na nossa mesa de trabalho. A vista fica cansada por passarmos muito tempo a olhar para o ecrã do computador e por lermos letras de tamanho pequeno com uma luz que, por vezes, não é a adequada. A Conforama quer que a sua saúde visual melhor, por isso põe à sua disposição uma fantástica guia de truques para melhorar a iluminação do seu escritório. Tome nota!

Truques para iluminar o nosso escritório

  1. Coloque a mesa de trabalho de forma lateral relativamente à janela ou janelas, o suficientemente próximo para aproveitar a luz natural. A qualidade da luz do sol não é comparável à da luz eléctrica!

  2. Uma forma de ampliar a iluminação, somada à natural, é mediante a presença de um candeeiro, de forma a que não incidir directamente nos olhos. Idealmente, esta luz artificial deve poder regular-se. Como complemento, poderia adicionar-se um foco zenital, para que fique exactamente por cima da nossa cabeça, e apoie com luz indirecta a luz principal. Deve colocar-se ligeiramente deslocada para a frente, de modo a não produzir sombra no nosso escritório.

  3. Não coloque na divisão apenas um único foco potente, dexiando o resto do espaço quase na penumbra. Isto fará com que o olho tenha de trabalhar para adaptar-se às mudanças de intensidade e poderá afectar a sua vista. Igualmente, não faça o contrário: evite um foco excessivamente potente, já que o reflexo nas paredes brancas poderá ser desconfortável para a vista.

  4. No caso de necessitar obrigatoriamente um foco potente de luz artificial, porque as suas tarefas diárias assim o determinam, opte preferencialmente pelos focos de tamanho pequeno e luz concentrada, como os que se fabricam para as lanternas.

  5. Tem de pintar, desenhar ou colorir/ Então, no seu escritório deve calibrar a temperatura de cor. Esta deve ser quase igual à da luz do sol. Para isso, é necessário colocar luzes muito potentes em diferentes sítios da sala, optando por lâmpadas halogéneas ou de vidro de cor azul. Recomenda-se, na altura de pintar com cor, que se faça tanto de dia como de noite. No entanto, a noite é melhor para os tons escuros, ou desenhos a preto, e o dia para as misturas de cor. No caso de precisar de subir a temperatura de cor, apenas tem de colocar filtros azuis sobre os focos, técnica utilizada em fotografia.