Como Lacar Madeira _ sala_

Como lacar madeira e dar uma nova vida a móveis antigos

Lacar madeira pode ser uma das formas mais económicas de dar uma nova aparência a móveis antigos e portas. Esta é também uma tendência sustentável, no sentido em que há um maior aproveitamento e menos consumo. Existem, contudo, alguns cuidados específicos a ter em conta para saberes como lacar madeira e renovar o aspeto de um móvel.

Como Lacar Madeira sala
Lacar móveis pode resultar num estilo rústico para a sala

Dar uma nova vida a móveis antigos ou portas é uma forma de gastar menos dinheiro na renovação do aspeto de uma divisão e, além disso, é também uma maneira de reduzir o consumo. Consequentemente, o móvel lacado reduz o impacto na natureza.

CONFORAMA - PT - Mobilie o seu quarto com as últimas tendencias

Mas, afinal, o que é lacar madeira? “Lacar” é, no fundo, um termo técnico para “pintar” madeira. No fundo, passar por pintar madeira com uma tinta esmalte ou laca, criando um aspeto brilhante e suave.

Como lacar madeira, passo a passo

A primeira tarefa para aprender a lacar madeira é encontrar um espaço de trabalho onde não haja correntes de ar e onde o pó possa circular. Este cuidado é especialmente importante para o processo de secagem. Além disso, o espaço deve ser bem iluminado.

Para lacar madeira deve ter:

  • Óculos ou máscara
  • Par de luvas
  • Lona de proteção
  • Rolo de verniz
  • Tabuleiro de tinta
  • Pincel
  • Lixa de grão fino
  • Esponja
  • Decapante
  • Tinta para lacar madeira
  • Sabão PH neutro
  • Massa para madeira

Limpar a madeira e reparar eventuais danos

Para lacar madeira é importante começar por limpar bem o móvel, removendo o pó e manchas. Se necessário, podes usar aspirador. Segue-se a aplicação de massa para madeira, de forma a obter um efeito “liso” após a pintura. Depois de seco, deves lixar a madeira com um abrasivo e repetir o processo até que a mobília esteja a brilhar, quase como um espelho.

Como Lacar Madeira cadeira
As pernas das cadeiras sofrem um desgaste mais rápido e podem ser recuperadas

Lacar a madeira e envernizar

Podes, neste momento, aplicar a tinta para lacar madeira que escolheste, para depois deixar secar e lixar novamente a madeira. Deves passar o rolo sempre na mesma direção (de baixo para cima). Assim que seque, deves multiplicar as camadas de verniz e lixar bem entre cada aplicação. Aqui deves ainda limpar novamente o pó. A secagem demora, em média, 12 horas. Duas camadas podem ser o suficiente. Podes ainda envernizar os móveis, se achas que podes melhorar a aparência do móvel lacado.

Podes preferir aplicar a tinta com um compressor de ar e manter uma distância de 15 a 30 cm entre a pistola e a peça.

Como Lacar Madeira conjunto
Os móveis lacados de cor branca, em especial, precisam de vários cuidados

Tinta para lacar madeira: como escolher?

A tinta para lacar madeira pode ser uma tinta esmalte à base de solvente ou de água. O esmalte à base de água é mais recomendado para superfícies internas. Já o esmalte à base de solvente é mais indicado para exteriores e para objetos que já foram pintados, pois não reage com a tinta anterior, nem causa descascamentos.

Quem opta pelo esmalte à base de água para lacar objetos que já foram pintados precisa de lixar bem a pintura anterior. As desvantagens do esmalte à base de solvente são o tempo de secagem mais longo e o cheiro forte. O ideal é realizar o processo de lacagem ao ar livre ou num local com excelente ventilação.

Também pode optar pela tinta laca nitrocelulose, tinta automotiva ou P.U. (à base de poliuretano). Porém, neste caso, o compressor de ar é essencial. A laca oferece ótima aderência e muita resistência e durabilidade, mas sofre com variações bruscas de temperatura durante a secagem. Além disso, a aplicação é mais trabalhosa e exige mais habilidade e cuidado com os resíduos tóxicos: realize o processo ao ar livre e use uma máscara com filtro.

Os cuidados adicionais

Atenção à luz direta, altas temperaturas e solventes fortes, que podem danificar o aspeto do móvel. Deves ainda ter cuidado com os líquidos (como cafés, água ou vinho), que podem danificar a superfície, pelo que deves evitar colocar copos ou garrafas nos móveis lacados, especialmente nos brancos. Para limpar um móvel lacado, deves usar panos de microfibras com água morna e adicionar algumas gostas de vinagre branco. Finalizando, seca com um pano seco.

Saber como lacar madeira é uma capacidade verdadeiramente gratificante, no sentido em que vemos os resultados do nosso trabalho na nossa casa. É um processo Do It Yourself (DIY) que nos exigirá algum tempo, mas que é também recompensador e mais económico.

CTA - PT - Post - Renovaçao sem obras

About Post Author