A piscina no inverno: como cuidar e limpar para o verão seguinte

Com o frio, a chuva e o vento, a cadeira junto à piscina dá lugar ao sofá bem junto à lareira. Ter uma piscina é sinónimo de grande diversão no verão, mas também significa fazer algum trabalho de manutenção e limpeza durante o inverno. Descubra como manter a sua piscina pronta para o próximo verão.

limpeza de piscina
Saiba como deve limpar e assegurar a manutenção da sua piscina durante o inverno

 

Uma correta limpeza e manutenção durante o inverno irá poupar-lhe dinheiro e dores de cabeça quando, no verão seguinte, quiser voltar a usufruir da piscina. Isto porque, para além dos fungos e bactérias que se podem desenvolver, a humidade e o gelo (nas regiões onde as temperaturas chegam a ser negativas) pode danificar a estrutura e os componentes da piscina (como a bomba e a canalização).

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

O trabalho de limpeza da piscina deve ser feito em meados de Setembro ou início de Outubro, dependendo das temperaturas. O ideal é que consiga fazer a preparação da piscina para o inverno antes do início da época de chuvas e temporais. A maioria das pessoas considera que a limpeza passa por esvaziar a piscina, para a voltar a encher durante o inverno. Isto não é verdade e nem sequer é recomendado que o faça, pois a estrutura pode ficar danificada. 

Como fazer a limpeza da piscina

Para uma correta limpeza da piscina, deverá, em primeiro lugar, assegurar a limpeza da zona envolvente. Isto inclui limpar o deck, a borda da piscina e todo o perímetro à sua volta, lembrando sempre que, para cada material (azulejo, madeira, pedra…) existe um produto específico diferente. Será também necessário recolher as folhas e outros resíduos da própria água com a ajuda de uma peneira.

limpar piscina
Antes de limpar a piscina, limpe toda a zona envolvente

De seguida, será necessário reduzir a linha de água e esvaziar a canalização. As baixas temperaturas podem levar ao congelamento da água e consequente rompimento dos canos. Para esvaziar a canalização, use uma bomba de água ou a própria bomba da piscina. Pode também adicionar um anti-congelante ao circuito de canalização. Desligue todo o equipamento (bomba, temporizadores e sistemas de aquecimento).

Deve também usar uma escova para remover eventuais resíduos que estejam agarrados às paredes da piscina. Atenção: não use escovas de metal ou arame, pois poderá danificar, de forma permanente, o revestimento da piscina. No final, cubra a piscina com uma lona especificamente fabricada para o efeito.

A manutenção do jardim

Tal como a piscina, os móveis e acessórios de jardim devem ser resguardados para que, no verão seguinte, continuem em bom estado, prontos a ser usados. Isto implica arrumar e guardar, devidamente protegidos das condições climatéricas, cadeiras, mesas de terraço, espreguiçadeiras, redes de descanso, etc. Recolha também as flores e plantas mais frágeis, que podem partir-se ou mesmo ser movidas pelo vento, contando que estas se encontrem em vasos. Ter estas plantas em casa, protegidas das itempéries, irá prolongar a vida das mesmas.

limpar piscina
Coloque as plantas mais frágeis dentro de casa para que estejam protegidas da intempérie

Se o seu jardim já está pronto para receber o inverno, chegou a altura de se sentar no sofá e aproveitar o aconchego da sua casa nos meses mais frios.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores