Como limpar alumínio oxidado e deixar tudo a brilhar

Um metal leve, macio, resistente e versátil, a verdade é que o alumínio tem múltiplas aplicações e é muito comum existir aí em casa. É igualmente comum deparar-se com alumínio oxidado, ou seja, um alumínio que já não tem brilho, mas sim manchas e um aspeto bastante baço. Então, como limpar alumínio oxidado? Vamos aprender. 

como limpar alumínio oxidado

Porque é que o alumínio oxida?

Se parar para pensar e até observar dentro da sua própria casa, o alumínio está presente um pouco por toda a parte – desde o equipamento e utensílios de cozinha, a elementos decorativos e até móveis. Apesar de ser um metal altamente resistente, duradouro e não-corrosivo, com o uso, o passar do tempo e até pelo facto de estarem guardados sem qualquer utilização, os objetos em alumínio podem facilmente oxidar. A oxidação, que protege o alumínio contra a ferrugem, apresenta-se com um aspeto esbranquiçado e baço, que retira por completo o brilho tão característico do alumínio. 

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Como limpar alumínio oxidado?

Existem várias formas de limpar alumínio oxidado, dependendo do grau de oxidação e, claro, tendo sempre em conta as instruções do fabricante, principalmente se a peça oxidada é mais ou menos delicada.

como limpar alumínio oxidado

Na cozinha não faltam objetos em alumínio e a sua manutenção é fundamental.

Alumínio oxidado ligeiro

Para peças em alumínio que apresentam uma ligeira oxidação, comece por passar um pano seco nas manchas para retirar quaisquer resíduos mais salientes. Depois, molhe o pano numa bacia com água morna e sabão neutro e limpe toda a peça, passando-a depois por água. Deixe secar ao ar livre.  

Alumínio oxidado médio

Quando se trata de peças em alumínio que apresentam um estado mais avançado de oxidação ou no caso da primeira limpeza básica não ter resultado a 100%, experimente o seguinte: adicione 1 colher de sopa de vinagre branco a 2 copos de água morna. Embebeda um pano limpo nesta mistura e comece a limpar o alumínio oxidado. A acidez do vinagre irá ajudar a eliminar por completo a oxidação do alumínio, no entanto, algumas manchas mais teimosas podem persistir. Nesse caso, a solução passa por cortar um limão a meio e esfregar uma das metades em sal grosso; depois esfregue a metade do limão nas manchas mais difíceis e veja como, em conjunto, as propriedades acídicas do limão e o poder abrasivo do sal vão fazer desaparecer toda a oxidação. Lave a peça com água morna e sabão neutro e deixe secar ao ar livre.  

Alumínio oxidado grave

No caso de peças em alumínio que já apresentam uma oxidação bastante avançada, recomenda-se o recurso a produtos de limpeza específicos, que encontra à venda em grandes superfícies. Aqui é importante não só escolher o produto mais adequado, como seguir todas as instruções de aplicação apresentadas sobre como limpar alumínio oxidado.

como limpar alumínio oxidado

Como limpar alumínio oxidado? Depende do grau de oxidação.

Agora que descobrimos como limpar alumínio oxidado, facilmente percebemos que se trata de um processo bastante simples e eficaz, e que o mais importante é manter as peças em alumínio sempre limpas e bem cuidadas. 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores