4 dicas para saber como limpar chão flutuante

Todos sabemos a importância de ter uma habitação limpa e acolhedora. Mas será que sabemos os cuidados específicos que devemos ter nas limpezas dos pavimentos flutuantes? Neste artigo desvendamos alguns truques para que saibas como limpar chão flutuante, já que este é um tipo de pavimento cada vez mais procurado.

como limpar chão flutuante
Um soalho flutuante é uma opção económica e versátil

Para quem constrói ou renova uma divisão da casa, o chão flutuante é, cada vez, mais a escolha favorita. Com variadas opções no que toca ao tamanho, cores, formatos e características técnicas, o chão flutuante surge como uma opção de fácil instalação, versátil, fácil de limpar e reparar e de custo reduzido.

Para todas estas características contribuiu o facto de o chão flutuante, ao contrário dos tradicionais, não ser pregado ou colado ao cimento. Como o próprio nome indica, este tipo de piso “flutua” sobre uma tela isolante. No entanto, muitas pessoas têm uma grande dúvida a respeito deste pavimento: como deixar o chão flutuante brilhante e limpo sem danificá-lo?

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

Como limpar chão flutuante, passo a passo

Tal e qual os móveis da nossa casa, pelas suas características próprias, o chão flutuante também necessita de cuidados específicos. Além disso, com a correria do dia-a-dia, podemos sujar o piso com materiais que o danifiquem. Nesse sentido, reunimos um conjunto de dicas para limpar chão flutuante sem riscos, literalmente.

como limpar chão flutuante
Há alguns cuidados a ter na manutenção e limpeza do chão flutuante

Começar pelo aspirador

Para limpar o chão flutuante, o ideal será remover a sujidade simplesmente com um aspirador. Caso seja uma pequena sujidade reduzida que não justifique a utilização do pequeno eletrodoméstico, poderás optar por uma vassoura e limpar de forma muito suave.

Evitar o uso de água

Como limpar chão flutuante sem estragá-lo? Bem, antes de mais nada, há uma regra essencial: não usar água. Esta pode infiltrar-se pelas juntas e danificar o piso. Para remover aquelas manchas mais difíceis, podes usar, no máximo, um pano ligeiramente húmido.

Também deves evitar usar uma esfregona tradicional ou sobrecarregar o pavimento flutuante com químicos. Nesse sentido, um dos cuidados mais importantes a ter com o chão flutuante é garantir que a casa não tem muita humidade. Caso contrário, o soalho poderá levantar ou inchar.

Atenção: caso entornes algum líquido sobre o chão flutuante, deves limpar de imediato. Mas há uma exceção! Se deixares cair cera de uma vela, deixa-a secar totalmente para depois raspá-la suavemente do chão.

Usar produtos recomendados pelo fabricante

Se não podemos usar água, então como deixar o chão flutuante brilhante? Para manter o brilho e limpeza do pavimento flutuante, deve-se recorrer a produtos de limpeza específicos para este soalho. Estes servem para remover manchas e marcas. Contudo, logo após a utilização do produto, deves eliminar alguns restos que tenham permanecido no chão. Neste caso, também deves evitar produtos abrasivos. Também podes aplicar um óleo recomendado caso o chão flutuante esteja a perder o brilho inicial.

como limpar chão flutuante
O soalho flutuante tem uma maior sensibilidade à luz

Proteger o chão

Este pode não ser um conselho de limpeza, mas é uma recomendação para manter o brilho e aspeto do seu chão. O pavimento flutuante é mais sensível à luz e, por isso, pode perder a cor caso seja demasiado exposto à mesma. Assim, caso tenhas muitas janelas e a casa seja muito exposta ao sol deves usar cortinas ou persianas. Também podes proteger o chão com tapetes. Além disso, as pernas das cadeiras, mesas e outros móveis devem ter almofadas de proteção.

Agora que aprendeste como limpar chão flutuante, podes escolher e inspirar-te com os diversos tapetes que podes usar para colorir e proteger o teu chão!

CFR - PT - Post - Orden

About Post Author