como limpar cristais

Como limpar cristais de forma rápida e eficaz. Dê-lhe brilho!

Os cristais são peças vistosas e valiosas, são heranças de família e elementos especiais que usamos para assinalar datas e épocas igualmente especiais. E sabemos bem que este tipo de peças requer cuidados redobrados na manutenção e no manuseamento. Então, como limpar cristais de uma forma rápida e eficaz/ Continue a ler e dê-lhes brilho!

como limpar cristais

A beleza do cristal

As nossas peças de cristal são únicas e, muitas vezes, insubstituíveis. É por isso que as guardamos para ocasiões especiais e porque as tratamos com todo o cuidado e delicadeza que exigem e que merecem.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

Quer esteja a preparar-se para pôr a mesa com cristais que estejam guardados há algum tipo e que se apresentam baços ou com manchas; quer esteja a organizar uma festa onde vai usar as suas melhores peças, saiba como limpar cristais de uma forma rápida e eficaz, devolvendo-lhes o seu brilho original. Nota importante: nunca coloque cristais na máquina de lavar loiça, deve lavá-los sempre à mão.

como limpar cristais
Como limpar cristais eficazmente/ Sempre com cuidado, sempre à mão.

Como limpar cristais: manutenção geral

Antes de mais, relaxe! Não tenha medo de usar as suas peças de cristal, nem de as lavar como deve ser. Para limpar cristais, prepare os seguintes materiais: encha um recipiente de plástico grande com água à temperatura ambiente, adicione 2 copos de vinagre branco e 2 pulverizações de detergente da loiça. Retire quaisquer anéis ou pulseiras para evitar riscar os cristais ou calce umas luvas de limpeza. Se optar por usar o lava-loiça, coloque uma toalha no fundo do mesmo para proteger as peças durante a lavagem. Depois, basta seguir estes passos simples:

  • Coloque a peça de cristal no recipiente, deixando-a submersa durante 1 minuto.
  • Retire e com um pano de microfibra, seque cuidadosamente.
  • De seguida, passe por água limpa e seque de imediato com um pano suave para evitar a formação de manchas.
  • Repita o processo até todos os cristais estarem limpos e secos. 
  • Guarde num local seguro e fechado. 
como limpar cristais
Quer estejam mais ou menos sujos, há sempre uma solução para a limpeza dos cristais.

Como limpar cristais mais difíceis

Por vezes, devido à sua antiguidade ou ao facto de estarem guardados há muito tempo, os cristais podem apresentar um aspeto extremamente baço, manchado e com zero brilho. Não há problema! Tal como limpar cristais com uma sujidade ligeira é fácil, limpar cristais com uma sujidade mais intensa é igualmente simples. Siga as seguintes recomendações:

  • Coloque 2 copos de vinagre branco numa taça e aqueça no micro-ondas durante 2 minutos.
  • Deite o vinagre aquecido num recipiente de plástico, coloque a peça de cristal no recipiente, deixando-a submersa durante 3 minutos.
  • Retire e seque de imediato com um pano suave.
  • Caso existam manchas persistentes: humedeça um dedo, mergulhe-o em bicarbonato de sódio ou pasta de dentes e esfregue cuidadosamente até remover todas as manchas.
  • De seguida, passe por água limpa e seque de imediato com um pano suave para assegurar um brilho cintilante.
  • Repita o processo até todos os cristais estarem limpos e secos. 
  • Guarde num local seguro e fechado. 

A resposta à sua questão – como limpar cristais – afinal é bem mais fácil do que imaginava, não é/ Por isso, sejam copos ou taças, já não tem desculpa para não tirar essas peças maravilhosas do armário. Boa festa!

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores