como-tirar-ferrugem-da-roupa

Tudo o que precisa de saber sobre como limpar ferro de engomar

Embora não seja um utensílio ligado à sujidade, o ferro precisa de uma rotina de limpeza. Quando a água é expelida da base quente, começa gradualmente a acumular-se calcário nos orifícios do ferro. Deste modo, deixamos-lhe um conjunto de dicas com tudo o que precisa de saber sobre como limpar ferro de engomar.

como-tirar-ferrugem-da-roupa
Ferro a vapor TAURUS AGATHA 2800

Como prevenir a acumulação de calcário no ferro de engomar

Como referido, o calcário é o maior inimigo do ferro. Mesmo com os seus sistemas anticalcário, com o uso prolongado do ferro, é só uma questão de tempo até surgir este problema. Ainda assim, existem duas precauções que pode tomar para retardar ao máximo o aparecimento de calcário: usar apenas água desmineralizada no ferro e esvaziá-lo após cada utilização. Vá também limpando a base do ferro com um pano – nunca um esfregão apenas para uma limpeza mais superficial.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em arrumaçao e armazenamento

Com estes pequenos gestos, irá contribuir para um melhor desempenho do aparelho e retardar o processo de acumulação de calcário.

como-tirar-ferrugem-da-roupa
Ferro a vapor TAURUS AGATHA 2800

Como limpar o ferro de engomar 

A maioria da sujidade do ferro encontra-se alojada nos orifícios da base. Para saber como limpar o ferro de engomar devidamente, existem três formas possíveis principais:

  • Vinagre e sal: esta solução consiste em misturar, num tacho, vinagre e sal em partes iguais, na quantia necessária para cobrir toda a base do ferro. Deverá desligar o lume antes do vinagre ferver. Passe um pano embebido nessa solução pela base do ferro, com o cuidado de proteger a bancada, pois esta mistura pode danificar a pedra. Tenha especial atenção às saídas do vapor e vá esfregando até estar totalmente limpo.  
  • Bicarbonato de sódio: as propriedades antisséticas do bicarbonato de sódio são usadas em diversos contextos, inclusivamente para limpar o ferro de engomar. Para tal, misture num recipiente uma colher de sopa de água por duas de bicarbonato, na quantia necessária para cobrir a base do ferro. Misture bem até obter uma pasta e espalhe-a com um pano na base, com o cuidado de esfregar bem as saídas do vapor. 
  • Lavagem a seco com sal: este método consiste em espalhar sal grosso sobre um pano e passar o ferro bem quente diretamente no sal. Depois, desligue o ferro e aguarde até estar completamente frio. Finalize com um pano húmido para remover o sal.
como-tirar-ferrugem-da-roupa
Ferro a vapor TAURUS AGATHA 2800

Para finalizar a limpeza com vinagre e sal ou com bicarbonato, deverá encher o reservatório com água, escolher a temperatura máxima e esperar até que seque. Deste modo, irá remover eventuais resíduos do sal ou do bicarbonato que se tenham acumulado nos orifícios e fissuras.

Se quiser limpar o interior da caldeira ou reservatório, acrescente a cada parte de água ¼ de vinagre branco. Ligue o ferro na temperatura máxima e deixe todo o vapor sair. Repita o processo apenas com água, para remover os vestígios do vinagre, até notar que todas as saídas de vapor estão limpas. 

Com estes cuidados e dicas de limpeza, conseguirá prolongar a vida e o desempenho do seu ferro. Todos estes métodos são bastante simples, práticos e económicos, pelo que apenas terá de escolher o mais adequado para si e desfrutar de uma roupa limpa e sem nódoas de calcário. 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores