Como limpar panela queimada sem estragá-la? Explicamos aqui!

Se nunca queimou uma panela, parabéns! É uma exceção na cozinha. A maioria dos cozinheiros, amadores ou profissionais, já cometeu este erro. Além de estragar a comida, este acidente cria outro problema bem maçante: o da limpeza. Quer descobrir como limpar uma panela queimada de forma eficiente e sem estragá-la? Reunimos as melhores dicas a seguir.

como-limpar-panela-queimada

Como limpar panela queimada: o que não fazer?

Vamos começar pelo que não devemos fazer quando queimamos uma panela. Primeiramente, evite seguir o seu primeiro impulso e deitar água fria na panela. O choque térmico gerado pelo contato da água fria com a panela quente pode rachar o esmalte deste utensílio.

CFR – PT – TEXT – Ebook 3 – Cocinas

Outra coisa que pode danificar o esmalte é usar palhas de aço ou produtos abrasivos na panela. Até a parte mais abrasiva de esponjas de lavar a loiça é contraindicada para alguns materiais mais delicados, como a cerâmica.

Por fim, a última recomendação do que não fazer talvez seja óbvia, mas é bom mencioná-la: não deixe para limpar a panela depois. Se esperar muito tempo para resolver este problema, será ainda mais difícil solucioná-lo!

E o que fazer? Seguir este passo a passo!

Agora que já sabe o que não fazer, vamos descobrir como limpar uma panela queimada de forma simples e eficiente. Aqui está o passo a passo:

  1. Para começar, use uma colher de pau para remover os resíduos na panela e jogue-os fora.
  2. Depois, encha a panela com água quente.
  3. Adicione duas colheres de bicarbonato de sódio.
  4. Agora, leve a água para ferver por alguns minutos ou deixe descansar em temperatura ambiente por duas horas.
  5. Espere a panela esfriar e jogue o líquido fora.
  6. Enfim, basta lavar a panela normalmente.

Se preferir, pode usar uma esponja para esfregar o bicarbonato de sódio sobre as áreas queimadas da panela. No entanto, este método não é recomendado para panelas de alumínio e teflon.

Caso este passo a passo não tenha sido o suficiente para salvar a sua panela queimada, há outras técnicas que pode experimentar.

como-limpar-panela-queimada

Atente-se ao material da panela para usar um método de limpeza adequado

Outras técnicas para limpar panela queimada

Não faltam soluções para limpar uma panela queimada. Teste algumas delas e descubra a sua técnica favorita.

Vinagre

Para tornar a limpeza com bicarbonato de sódio ainda mais potente, adicione também meia xícara de vinagre à panela e deixe descansar por duas horas. Depois, deite o líquido fora e esfregue com uma esponja comum.

Limões

Corte dois limões em quatro pedaços e coloque-os na panela com água. Deixe ferver entre 5 e 10 minutos e, depois, descarte o líquido e os limões e esfregue a panela com uma esponja comum.

como-limpar-panela-queimada

Use dois limões para limpar sua panela queimada

Pastilha para máquina de lavar loiça

Se tem uma máquina de lavar loiça em casa, provavelmente tem um pacote de pastilhas de detergente. Depois de ferver água na panela queimada, deixe esfriar e esfregue a pastilha sobre as áreas queimadas. Em seguida, enxague e lave normalmente a panela. Não se esqueça de usar luvas de borracha.

Carvão

Em panelas de alumínio e inox, é possível usar um carvão molhado para realizar a limpeza. Basta molhá-lo e passá-lo sobre a área queimada. Depois, lave a panela normalmente.

Como limpar panela queimada por fora?

Se queimou a parte externa da panela, pode seguir este outro processo:

  1. Lave a panela normalmente.
  2. Leve-a ao fogo vazia.
  3. Com a panela ainda quente, passe sabão neutro em barra na área queimada.
  4. Esfregue com palha de aço ou com a área mais abrasiva de uma esponja de lavar loiça.

Também pode usar uma solução de vinagre branco (meia xícara), bicarbonato de sódio (uma colher de sopa) e sal (uma colher de sopa). Molhe a palha de aço nesta mistura e esfregue sobre a área queimada.

Pronto, a sua panela está limpa por dentro e por fora! Agora que já sabe como limpar uma panela queimada, pode cuidar do resto da sua casa. Comece por organizar a cozinha, com as dicas do nosso artigo sobre organizar a despensa da cozinha em apenas três passos.

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas