limpar pedra marmore

Como limpar pedra mármore para que brilhe como no primeiro dia?

Realce o brilho natural do mármore. Deixe-o com aparência de novo durante bastante tempo. As superfícies da pedra mármore bem cuidadas proporcionam beleza e elegância à sua casa. Ao limpar a pedra mármore está também a contribuir para a sua conservação e durabilidade. Antes de começar a efetuar a limpeza do mármore, faça um teste numa pequena área da superfície a limpar, leia e siga as instruções contidas nas embalagens dos produtos e use luvas para proteger as suas mãos.

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias

O mármore é uma superfície muito porosa que pode facilmente ficar manchada ou danificada com o tempo, caso esteja em contacto com líquidos como, por exemplo, café, vinho, refrigerantes. Propomos-lhe abaixo algumas soluções caseiras e seguras para limpar o mármore branco, mas que também podem ser aplicadas a qualquer outra cor de mármore.

top-view-arrangement-with-cleaning-items

Como limpar mármore branco/

O mármore branco é uma opção muito elegante e moderna para qualquer espaço e decoração. Pode encontrar mármore branco no chão, nas escadas, nas paredes, nas cozinhas, nas casas de banho, nas bancadas, nas pias e até no exterior das habitações. Devido à sua cor, requer maiores cuidados e limpezas mais frequentes.

kitchen-product-backdrop-interior-background-image

Se o problema for apenas o pó ou a sujidade superficial, limpe o mármore branco, ou de qualquer outra cor, simplesmente com água. Para pavimentos, utilize uma esfregona bem escorrida e, de seguida, seque para evitar que o mármore absorva a humidade e escureça. Caso se trate de outra superfície, utilize um pano suave e macio.

Se o mármore estiver um pouco mais sujo ou se tiver manchas, utilize água e um pouco de sabão neutro.

Caso o mármore apresente manchas amarelas, opte pelo bicarbonato de sódio. Misture-o com água até obter uma pasta espessa. Coloque a pasta sobre a mancha e deixe atuar durante, pelo menos, duas horas. Para obter melhores resultados, cubra o local da mancha com plástico para potenciar o efeito da mistura. Depois, retire a pasta e limpe a superfície. Esta pasta, além de tirar manchas, serve também para dar brilho ao mármore. Para isso, esfregue com suavidade a pasta sobre o mármore, com a ajuda de um pano. Vai ver que o esforço compensará.

minimalistic-marble-sink-in-the-bathroom-1

Outra opção é limpar pedra mármore com água oxigenada. Misture uma porção deste produto com água e aplique a mescla diretamente sobre o mármore. Não precisa de enxugar, mas evite o excesso de líquido.

Existe também no mercado uma grande variedade de produtos especiais para limpar pedra mármore. Estes produtos possuem ingredientes que contribuem para uma melhor manutenção da pedra mármore e costumam ser específicos para determinadas zonas da casa, como casas de banho, pois devido à elevada humidade gerada neste local é uma zona que requer um cuidado especial. Consulte sempre as instruções do fabricante para evitar incidentes e conseguir uma limpeza eficaz.

high-angle-view-of-towels-brush-moisturizing-cream-sponge-cosmetic-bottle-and-scrub-glove-on-marble-surface-1

Tenha em atenção que há produtos que deve evitar na limpeza da pedra mármore pois podem prejudicar este material, causando danos nas superfícies ou reduzindo o seu brilho. Estes são a lixívia, o amoníaco, o vinagre ou o limão ou qualquer outro tipo de produto de limpeza abrasivo ou muito forte, uma vez que a pedra mármore absorve substâncias com facilidade, e esses produtos podem deixar marcas profundas e definitivas na pedra. É por isso que a limpeza da pedra mármore exige sempre cuidados redobrados.

Como polir pedra mármore/

O ideal é polir a pedra mármore uma ou duas vezes por ano. O uso de abrilhantadores com ácido oxálico contribui para devolver o brilho ao mármore e para eliminar oxidações da superfície. Antes de usar este tipo de produtos, assegure-se de que efetuou corretamente a limpeza da pedra mármore e que eliminou todas as manchas tal como aconselhámos anteriormente. Depois de polida a superfície, recomenda-se a aplicação de um produto abrilhantador por pulverização ou de cera líquida. Deste modo, protegerá o material e conseguirá manter as superfícies brilhantes durante mais tempo.

mock-up-poster-frame-in-kitchen-interior-with-green-wall-background

Outra opção, caso não tenha tempo nem paciência para esta tarefa, é recorrer a um serviço profissional de limpeza existente no mercado.

Esperamos que este artigo e dicas sejam úteis para ajudar na limpeza da sua pedra mármore!