como limpar sofás

como limpar

Como limpar o sofá: limpeza a fundo com produtos do dia a dia

CONFORAMA - PT - A procura do seu sofá perfeito? Descubra as nossas melhores ofertas

Ainda se lembra quando o seu sofá chegou a casa/ Novo e pronto a estrear… O uso diário, as crianças e os animais de estimação, tudo isto vai manchando o sofá. Para que use este móvel sem medos, trazemos até si algumas dicas sobre como limpar o sofá sem ter de contratar uma empresa especializada.

como limpar sofá

Descubra as nossas dicas para que o seu sofá fique como novo.

Antes de começar, leia as instruções do fabricante

Independentemente do material do sofá, este traz sempre as instruções de lavagem e secagem. Estas poderão estar indicadas numa etiqueta, num dos encostos do sofá, ou nas informações que vinham na caixa do sofá, quando este foi entregue. Antes de limpar o sofá, consulte estas instruções e tenha especial atenção a duas coisas: o símbolo de lavagem (que indica se as capas do sofá devem ser lavadas na máquina ou à mão e a centrifugação permitida para não danificar o material).

De seguida, observe o símbolo de temperatura. Este aparece dentro do símbolo de lavagem e indica qual a temperatura máxima a que o material pode ser sujeito. Por último, verifique no símbolo de secagem se o material pode ser colocado numa secadora e qual a temperatura adequada (um pontinho significa temperatura mínima, dois significa temperatura média e três quer dizer que aguenta a temperatura máxima).

Seguir as instruções do fabricante é muito importante para não danificar o sofá. Afinal, um sofá de couro exige formas de limpeza diferentes de um sofá de tecido, por exemplo. Alguns sofás possuem capas removíveis que podem mesmo ir a lavagem a altas temperaturas. Se este for o caso, perfeito! Se não, temos algumas dicas de como limpar o sofá com produtos que certamente já tem em casa.

como limpar sofá de tecido ASHFORD
Antes de começar a limpar o seu sofá, verifique as instruções do fabricante

Aspire antes de lavar

Umas bolachinhas a ver a série favorita, aquele jantar rápido antes de sair para o cinema… É normal que algumas migalhas se vão acumulando no nosso sofá. Sabe qual é a melhor maneira de limpar um sofá/ É a que começa pelo básico. Antes de iniciar uma limpeza profunda, aspire o sofá, tirando as almofadas e encostos, se possível. Nos recantos, use um aspirador de mão ou um acessório especial para o aspirador doméstico.

Caso o seu sofá seja modular (composto por chaise longue e/ou puffs), desmonte os diferentes módulos para garantir que o sofá fica limpo por inteiro. Quando terminar de lavar o sofá, poderá voltar a montá-lo da maneira que preferir.

como limpar sofá
Sofás como o modelo LUCÍA devem ser desmontados para uma limpeza total

Como limpar o sofá com água

Se o seu sofá não tem manchas, uma simples limpeza com uma solução de água e vinagre é suficiente para o manter impecável. Dilua 250 ml de vinagre branco em 1 l de água morna, humedeça um pano de fibras naturais neste preparado e passe suavemente por toda a superfície do sofá. Não vale a pena esfregar, pois pode danificar o sofá. A ideia desta limpeza não é remover manchas, mas sim higienizar. O vinagre é um excelente antibacteriano natural e irá garantir uma vida prolongada ao seu sofá.

como limpar sofá com água
Experimente limpar um sofá de pele com uma mistura de vinagre e água: infalível!

Como tirar manchas do sofá

Se o seu sofá tem manchas, a limpeza poderá ser um pouco mais difícil. Mas não desespere: temos uma solução para si. Espalhe bicarbonato de sódio sobre as manchas e deixe atuar durante 15 minutos. O bicarbonato de sódio é um absorvente natural de humidade e irá “sugar” as manchas mais habituais (líquidos, alimentos, etc.). De seguida, use o aspirador ou uma escova (limpa e seca) para esfregar e remover o bicarbonato de sódio.

Atenção: algumas manchas mais difíceis poderão não sair com este truque. Nesse caso, terá mesmo de contactar uma empresa especializada em limpeza de sofás.

como limpar sofá
Se o sofá tiver manchas, experimente removê-las com bicarbonato.

Que produtos caseiros são bons para limpar o sofá/

Há produtos que provavelmente já estão presentes na sua casa e que podem ser usados para limpar o sofá. É o caso do vinagre e do bicarbonato de sódio, mas também do detergente neutro e do amaciante de roupas.

Para sofás de couro e de camurça, por exemplo, use uma mistura de água com detergente neutro. Já a mistura de água e vinagre branco é recomendada para sofás de suede, chenille, jacquard, linho e veludo. Em sofás de tecido, pode usar não só o detergente, mas também o amaciante de roupas.

Como viu, é fácil fazer uma limpeza ao seu sofá. Quando terminar, ele vai estar como novo!

CFR – PT – POST – Ebook 2 – Cómo elegir el sofá ideal