como limpar sofa de tecido

Como limpar sofás de tecido: tudo o que precisa de saber

Não há nada como aquele momento de relaxamento no sofá. Porém, sem a devida rotina de limpeza, o seu sofá irá desgastar-se mais rapidamente e poderá mesmo ter custos acrescidos com a troca de capa e outros revestimentos. Continue a ler para descobrir tudo o que precisa de saber sobre como limpar sofás de tecido.

como limpar sofa de tecido

Aspire e sacuda as almofadas do sofá com frequência

Devido ao uso dos têxteis nas capas e revestimentos, os sofás de tecido são mais propensos à acumulação de pó e de sujidade. Por este motivo, deve retirar e sacudir as almofadas regularmente e ainda aspirar a superfície do seu sofá, minimizando os danos do pó com o passar do tempo.

CONFORAMA - PT - A procura do seu sofá perfeito? Descubra as nossas melhores ofertas

Este é também um cuidado prévio indispensável a uma limpeza mais profunda do sofá, pois ao aplicar produtos nos tecidos sem que estes estejam devidamente limpos, o pó poderá entranhar-se ainda mais.

como limpar sofa de tecido

Como limpar sofás de tecido com vinagre

Retire a capa do sofá, bem como as almofadas dos assentos e outras partes removíveis. Caso a capa e revestimentos possam ir à máquina, poderá lavá-los desta forma. Caso contrário, poderá aplicar o mesmo método de limpeza usado ao sofá. Em seguida, aspire o sofá e as partes removíveis, com especial atenção às frestas. Prepare uma solução de água morna com vinagre branco – um litro de água por 1/4 de vinagre. Deverá também ter uma escova de cerdas macias. Com suaves movimentos circulares, escove o sofá com esta solução de cima para baixo por secções, removendo de seguida o excesso de humidade com um pano seco. Escove também as almofadas dos assentos e as restantes partes removíveis.

Tenha o cuidado de manter o espaço bem arejado e de privilegiar a entrada de luz natural para uma secagem mais rápida e eficaz e, quando todas as partes estiverem totalmente secas, poderá compor o sofá com todas as suas partes e vesti-lo com a capa.

como limpar sofa de tecido

Como limpar sofás de tecido a seco com álcool 

Para este método, irá precisar de um borrifador, de uma esponja ou escova macia e de álcool etílico. À semelhança do método anterior, deverá também desmontar todo o sofá por partes e aspirar todas as superfícies meticulosamente. Em seguida, borrife o álcool por secções e vá esfregando em movimentos suaves e circulares com a esponja. Uma vez que o álcool evapora rapidamente, a secagem será garantidamente mais rápida e terá um sofá de tecido limpo e sem germes. 

como limpar sofa de tecido

Como limpar nódoas e manchas de sofás de tecido

Para remover nódoas localizadas, existem várias formas de limpeza possíveis com produtos que normalmente todos tempos em casa. Para vinho e café, poderá entornar um pouco de água tónica ou gaseificada, sem esfregar, necessitando somente de pressionar uma camada de papel de cozinha para reter a nódoa. Para nódoas de gordura, nomeadamente de comida, prepare uma solução de água e detergente neutro de loiça – 1 copo de água por ¼ de detergente – e misture até formar espuma. Depois, aplique directamente esta solução na nódoa, deixe actuar por cerca de 15 minutos e remova com uma toalha.  

CFR – PT – POST – Ebook 2 – Cómo elegir el sofá ideal