como limpar ferro a vapor

Como limpar um ferro a vapor e deixá-lo como novo

Porquê limpar um ferro a vapor/ Ele não está sujo! À primeira vista é o que parece, mas o uso contínuo de um ferro a vapor e o seu contacto próximo com vários tipos de tecidos e texturas exige que este seja alvo de uma manutenção regular e, de vez em quando, uma limpeza profunda. 

como limpar ferro a vapor

Com que frequência se deve limpar um ferro a vapor/

Embora pareça que o ferro a vapor seja o eletrodoméstico mais limpo da casa – afinal de contas, apenas necessita de água para funcionar – engomar quilos de roupa semanalmente vai acabar por afetar negativamente o ferro.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

Regra geral, deve limpar um ferro a vapor duas vezes por ano, seguindo as recomendações do fabricante, geralmente disponíveis no manual de instruções. Porém, se verificar que o ferro já não desliza tão bem, que apresenta uma camada residual na base, que já não emite o vapor habitual ou o jato está a esguichar água mais suja ou a deixar marcas acastanhadas na roupa, isto quer dizer que está na hora de limpar o ferro a vapor.

como limpar ferro a vapor
Limpar um ferro a vapor é uma tarefa bianual ou sempre que notar alguma impureza

Limpar um ferro a vapor: por dentro

O uso regular do ferro e a junção de água para o fazer significa que, com o tempo, o ferro irá começar a acumular calcário e ficará bloqueado com impurezas várias, comprometendo assim a sua funcionalidade. A melhor forma de limpar um ferro a vapor é seguir as instruções de descalcificação indicadas no manual do eletrodoméstico, uma vez que muitos modelos dispõem de uma função de descalcificação e/ou autolimpeza. Em casos mais graves ou na ausência de tais instruções, pode seguir este passo-a-passo:

  • Coloque o ferro desligado e frio sobre uma toalha velha.
  • Misture meio copo de vinagre branco e meio copo de água engarrafada/filtrada e coloque dentro do reservatório do ferro.
  • Verifique a base do ferro – se existirem resíduos acumulados, utilize um palito ou uma escova de dentes velha embebida em vinagre para limpá-los.
  • Ligue o ferro a vapor à corrente, ligue a função vapor e aguarde 5 minutos.
  • Pressione o botão do vapor durante 30 segundos ou até o vapor estar ao máximo. Repita este processo 5 vezes.
  • Desligue o ferro, retire a ficha da tomada e deixe arrefecer totalmente.
  • Esvazie o reservatório de água e volte a enchê-lo, desta vez apenas com água engarrafada/filtrada. Ligue novamente o ferro e pressione o botão do vapor várias vezes para remover quaisquer resíduos que possam ter ficado para trás.
como limpar ferro a vapor
Assegure uma limpeza profunda do ferro a vapor – por dentro e por fora

Limpar um ferro a vapor: por fora

Engane-se se pensa que apenas necessita de limpar o interior do ferro a vapor – limpar o exterior é igualmente importante devido à acumulação de resíduos vários. O ferro apresenta uma base manchada, que não desliza ou fica colada à roupa/ Experimente uma destas dicas de limpeza:

  • Enquanto o ferro a vapor aquece até ao máximo, amasse algumas folhas de jornal, calce umas luvas de forno para não se queimar e esfregue as folhas de jornal na base do ferro até remover toda a sujidade.
  • Limpar a base do ferro a vapor com pasta de dentes/ Sim! Com o ferro frio e a ajuda de uma escova velha, espalhe a pasta de dentes na base do ferro, esfregando se necessário. Depois, retire com um pano húmido, deixando secar bem antes de utilizar.
  • Misture um pouco de água e detergente da loiça e com a ajuda de um pano macio utilize esta solução para limpar a base do ferro a vapor.
  • Com a ajuda de um cotonete, não se esqueça de limpar o pó que se acumula entre o ferro a vapor e todo o contorno da sua base.
como limpar ferro a vapor
Assegurar o funcionamento pleno do ferro a vapor é assegurar uma manutenção regular

Manutenção do ferro a vapor: 5 dicas práticas

Com a limpeza do ferro a vapor concluída, guarde-o na lavandaria e tenha em atenção estas 5 dicas práticas para assegurar que funcione sempre na perfeição: 

  1. Guarde sempre o ferro a vapor na posição vertical.
  2. Se tiver um saco em algodão disponível (que muitas vezes acompanham os sapatos/carteiras que compramos), guarde o ferro a vapor dentro do mesmo para o proteger do pó.
  3. Utilize sempre água engarrafada/filtrada para encher o reservatório do ferro a vapor.
  4. Encha sempre o reservatório de água antes de ligar o ferro à tomada. 
  5. Esvazie sempre o reservatório de água depois do ferro arrefecer e antes de o guardar. Limpe quaisquer gotas do exterior com um pano seco.

CFR - PT - Post - Orden