Como limpar uma piscina

Como limpiar una piscina

A piscina é uma das estrelas do verão. Refresca-nos e faz com que os dias de calor sejam mais divertidos. No entanto, para a conservarmos em bom estado durante muito tempo, é necessário prestar atenção à sua manutenção. Hoje, na Conforama, oferecemos-lhe algumas dicas simples para que a limpeza da sua piscina não seja uma tarefa tão árdua. Tome nota.

Métodos para manter limpa uma piscina

  • Limpeza superficial: vai precisar de um tubo telescópico com uma rede especial para piscinas. Com isto, poderá capturar toda a sujidade que fica a flutuar na água: folhas secas, ramos, insetos, etc. Esta ação fará com que o lixo não vá para o fundo e evitará que os resíduos entupam os tubos de saída de água do depurador. Procure fazer isto todos os dias.
  • Limpeza de paredes: à semelhança da rede que acabamos de referir, existem umas escovas telescópicas para desincrustar a sujidade que se adere às paredes laterais da piscina. Use-a também para limpar as escadas ou os degraus de acesso à água: evitará o aparecimento de mofo e de zonas escorregadias perigosas. Repita semanalmente esta operação.
  • Limpeza do fundo: para acabar com a sujidade que vai criando um depósito no chão da piscina, o melhor é utilizar um aspirador especial, denominado limpa fundos. Estes aparelhos aspiram os resíduos pela água filtrada. Os mais recomendáveis são os hidráulicos e os elétricos. Estes últimos são a melhor opção, já que se deslocam pela área da piscina de forma autónoma, facilitando a tarefa. No entanto, são também os mais caros. Existem também aspiradores manuais, mas requerem mais esforço. Aspire o fundo da piscina pelo menos uma vez por semana, para evitar que se entupam os filtros do depurador com pedras, pequenos paus e outros resíduos.
  • Limpeza da água: para tal, deve controlar o nível do pH com um medidor. Os valores ótimos situam-se entre 7,2 e 7,6. Se o nível do pH está fora deste intervalo, deve utilizar um produto químico para a sua regulação (aumentar ou diminuir). Igualmente, adicione pastilhas de cloro para eliminar as bactérias da água. Sem estes cuidados, não é aconselhável o banho, já que se podem dar infeções de pele ou casos de dermatites e otites.
  • Verifique o filtro da piscina: faça-o de forma regular para evitar entupimentos na saída da água para o depurador.