placas para revestir paredes interiores

Como mudar o aspeto das suas paredes sem pintar a casa?

As suas paredes brancas deixam-no desmotivado e descontente/ Sente que a sua casa não tem o brilho que deseja/ Se procura soluções criativas para decorar as parede da sua casa sem ter de pintar as paredes, talvez as placas para revestir paredes interiores sejam a solução. A melhor parte/ Nada de tintas, rolo ou pincéis!

placas para revestir paredes interiores
As placas de revestimento são ótimas para dar um toque extra à decoração!

Se pintar as paredes lhe parece demasiado enfadonho e a ideia de aplicar papel de parede parece assustadora, não desespere: há uma alternativa económica, simples e muito original de dar vida às suas paredes.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

As placas de revestimento são a última tendência para paredes e permitem conseguir um efeito interessante na decoração de interiores.

O que são as placas para revestir paredes interiores/

Tal como o nome indica, são revestimentos para paredes que são vendidos em placas e dispensam a necessidade de corte, na maioria dos casos. Oferecem uma sensação de profundidade e volume ao espaço e substituem a tinta e o papel de parede. Para além de elegantes e surpreendentes, apresentam vários benefícios ao nível do conforto:

  • Mais silêncio, pois reduzem a transmissão de som entre divisões
  • Maior eficiência térmica, pois isolam as temperaturas de forma mais eficaz
  • Mais resistentes do que o papel de parede
  • Mais sustentáveis, na maioria do casos (especialmente quando utilizados materiais nobres como cortiça e madeira)
placas para revestir paredes interiores
Para salas, quartos ou corredores, as placas de revestimento são uma excelente opção

As placas para revestir paredes interiores podem ser aplicadas em qualquer divisão, como salas, corredores e quartos (onde as paredes são mais amplas e a aplicação mais simples). Além disso, os painéis são fáceis de limpar e impedem infiltrações, pelo que são ideais para divisões onde haja muito humidade e pouca luz solar. 

Que tipos materiais existem para revestir paredes/

Existem diferentes tipos de materiais que podemos usar para revestir paredes e que cuja aplicação irá funcionar melhor se for aplicada em divisões específicas da casa. Como revestir paredes húmidas, por exemplo/ Certamente não será com placas de madeira, não é/ A pedra, a cerâmica e o granito são mais adequados para cozinhas, casas-de-banho e outros ambientes com humidade.

Estes tipos de revestimento exigem uma aplicação mais trabalhosa, pelo que normalmente são usadas em grandes renovações. A cerâmica é um tipo de revestimento frio e brilhante, o que facilita a limpeza. O mármore, por exemplo, também é adequado a estas divisões, mas também é bastante trabalhoso.

Além disso, existem os revestimentos térmicos, como os laminados, que não são frios como os anteriores. Normalmente, os laminados são os de madeira, que transmitem um aspeto rústico e aconchegante. Apesar de normalmente ser aplicada nos pisos, este revestimento confere elegância e aconchego a qualquer divisão. Estes também exigem a contratação de mão-de-obra.

Outro tipo de revestimento térmico são os papeis de parede, que pode ser usado em qualquer divisão e aplicado sem recurso a mão de obra externa. Aqui, a criatividade manda! O papel de parede pode ter qualquer padrão e até ser em tecido, com padrões florais, por exemplo.

Por fim, podemos também tentar revestir paredes com adesivos com detalhes. Normalmente, estes são os favoritos dos mais novos e podem ser usados de forma criativa nas paredes dos quartos juvenis!

Como revestir parede com ripas de madeira

Se gosta de arriscar-se no “Do It Yourself”, então pode revestir a sua parede com ripas de madeira e conferir um ar de aconchego e sofisticação à sua sala ou quarto. É possível aplicar as ripas sobre um painel de madeira ou de MDF, ou diretamente na parede. Para isto, basta:

  • Em primeiro lugar, medir a parede
  • Lixar e passar verniz nas ripas cortadas no tamanho adequado
  • Aplicar cola para painéis (também pode usar pregos, se preferir)
  • Colar as ripas de madeira com o espaçamento desejado e previamente calculado
  • Pintar, se desejar

Pronto! Agora que sabe como revestir a sua parede com ripas de madeira, só precisa de planear como o revestimento vai combinar com a sua decoração. Portanto, continue a leitura, pois também solucionaremos este problema.

Como combinar as placas de revestir paredes com a decoração/

Uma das grandes dúvidas de quem pondera usar placas de revestir para dar uma nova vida às paredes é como combinar com a decoração já existente. Existem placas disponíveis em inúmeros estilos e materiais, pelo que a combinação não é assim tão difícil. No entanto, é recomendado que tenha cuidado para não sobrecarregar o ambiente (com muitos móveis ou móveis muito trabalhados). Mas, no limite, conseguirá sempre encontrar um estilo de placa que seja possível combinar com a decoração que já tem na sua casa sem exagerar nos detalhes.

placas para revestir paredes interiores
Adapte as placas de revestimento à sua decoração

Para não errar, deixamos algumas dicas:

  • Se tem móveis escuros, escolha placas de revestimento com cores neutras e desenhos suaves
  • Use a iluminação para destacar o desenho das placas
  • Prefira candeeiros de pé, de tecto ou que não tenham de ser fixados nas placas
  • Evite deixar espaço oco entre a placa e a parede
  • Use as placas em paredes inteiras (sem janelas, portes ou esquinas)

Depois de instalar as placas de revestimento ao seu gosto, procure na loja online da Conforama as mais recentes tendências em artigos de decoração para complementar.

CTA - PT - Post - Renovaçao sem obras