Como otimizar um sótão

Como optimizar una buhardilla

Se vive numa casa ampla com sótão ou águas-furtadas, é uma pessoa com sorte. Significa que dispõe de um espaço extra para decorar ao seu estilo ou para guardar de forma eficaz tudo aquilo que não necessita ou não usa todos os dias. Hoje, na Conforama, vamos proporcionar-lhe algumas soluções práticas para ganhar espaço sem que o seu sótão perca personalidade.

  • Para os papéis e dossiers com documentos que não convém deitar fora (é recomendável fazer uma seleção de vez em quando para eliminar o que não seja necessário), nada melhor do que colocar pequenos arquivadores ou estantes metálicas baixas. Desta forma, tudo fica ordenado de forma eficaz. Na medida do possível, não opte por empilhar caixas, porque não é uma solução útil na hora de procurar algo concreto. É melhor ordenar tudo com etiquetas em arquivadores ou em dossiers com separadores.
  • Aproveite os espaços livres para criar armários. Arruma as coisas a um canto da parede/ O facto de que fique tudo à vista de certeza que não lhe agrada. Opte por tapar com uma cortina ou uma porta de correr. Assim não dará a sensação de ser o “quarto das tralhas”. E poderá acrescentar elementos de decoração, como mesas baixas e poufs, que transmitam conforto ao lugar.
  • Crie um quarto de hóspedes. Se em casa não dispõe de espaço suficiente para oferecer aos seus convidados um lugar para dormir com uma certa intimidade, aproveite o sótão transformando-o num quarto acolhedor. Não precisa de muitas coisas. Utilize um biombo ou uma cortina de correr para separar ou criar ambientes e… já está!
  • Amortize os tetos inclinados. Aproveite para colocar pequenas estantes na inclinação da parede que termina no chão do sótão. Aí poderá colcoar livros, filmes, discos, brinquedos, figuras… Enfim, tudo o que estorve no resto das divisões de sua casa ou que não queira deitar fora por ter algum significado especial. Inclusive colocando uma tábua, poderá ganhar uma zona de estudo, transformando-a em mesa de escritório rebatível. Um grande acerto!