como pintar moveis de madeira
DIY

Como pintar móveis de madeira (Passo a Passo) para que ganhem uma nova vida

Fazer uma renovação na decoração da sua casa nem sempre é sinónimo de gastar muito dinheiro. Para mudar a sua casa com um orçamento low-cost, basta criatividade, um pincel e tintas para transformar os seus móveis antigos em novos.

Continue a ler e descubra como pintar móveis de madeira para que ganhem uma nova vida.

como pintar móveis de madeira
Descubra como pintar móveis de madeira e fazer uma remodelação, sem gastar muito dinheiro

Um móvel antigo pode ter uma nova vida com apenas uma simples pintura. Trate-se de uma simples reutilização ou de uma restauração, uma boa tinta, numa cor moderna, pode salvar um móvel condenado ao lixo.

Mas atenção! Para um bom resultado, não basta pegar no pincel e pintar. Antes de iniciar qualquer trabalho de pintura de móveis, certifique-se que reúne todos os materiais necessários:

  • Papel de jornal para proteger o chão 
  • Luvas e máscara
  • Lixa para madeira
  • Pano humedecido
  • Pincel
  • Rolo 
  • Tinta primária para madeira
  • Tinta à base de água
  • Verniz protetor de madeira

Tudo pronto/ Quer saber como pintar a madeira com estes materiais/ Um passo de cada vez! Antes de mais nada, precisamos de limpar, lixar e preencher as falhas do móvel.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

Antes de pintar madeiras: limpar, lixar e preencher falhas

Agora que já reuniu todo o material, pode começar o processo necessário antes da pintura dos seus móveis antigos. Se é a primeira vez que faz isto, recomendamos que escolha um móvel de pequena dimensão, como uma secretária ou uma mesa de apoio. Comece por limpar o móvel com um pano ligeiramente humedecido. Para esta fase, é necessária muita paciência e perseverança. Limpe cada recanto com cuidado para remover vestígios de pó ou sujidade. Isto irá garantir um melhor resultado final.

 como pintar móveis de madeira
Comece por limpar muito bem o móvel

De seguida, passe a lixa pelo móvel de madeira, no sentido do veio da madeira. Passe a lixa suavemente e sem fazer pressão. O objetivo deste passo é uniformizar a superfície, para um melhor resultado final, mas também remover farpas e pequenas irregularidades. Depois de lixar de forma uniforme toda a superfície do móvel, chegou o momento de saber como pintar a madeira.

Primeiramente, deve aplicar a tinta primária para madeira. Este passo é importante para pintar madeiras e não deve ser ignorado, pois irá garantir que a cor que vai aplicar de seguida ficará uniforme, sem manchas. Verifique na embalagem da tinta primária as instruções de aplicação.

como pintar móveis de madeira
Certifique-se de que segue as instruções do fabricante da tinta

Para pintar a madeira, opte por tintas à base de água. Certifique-se que escolhe uma tinta adequada para este material. Dependendo do tamanho do móvel, pode pintar a madeira com um rolo ou um pincel. De qualquer forma, o pincel será sempre necessário para pintar pequenos pormenores ou à volta de puxadores. Em situações normais, o móvel necessitará de duas camadas de tinta; no entanto, aconselhamos que consulte as instruções do fabricante da tinta.

Quais as melhores cores para pintar a madeira/

Existem escolhas óbvias no que diz respeito às cores para a pintura de móveis antigos. Um móvel de madeira escura necessitará, naturalmente, de muitas camadas, caso o objetivo seja pintá-lo de uma cor clara, como branco ou bege. Já o contrário não acontece. A madeira clara recebe bem qualquer tipo de cor, sem necessidade de mais camadas do que as duas habituais.

Então, como pintar madeira de branco/ Basta seguir os passos de preparação da madeira indicados anteriormente e passar algumas camadas de tinta adicionais, até atingir a cobertura desejada. Para uma alta cobertura, o mais indicado é usar uma tinta esmalte.

como pintar móveis de madeira
O branco é sempre uma excelente opção para pintar móveis

Se, por um lado, uma cor neutra torna o móvel intemporal, podendo ser utilizado e reutilizado inúmeras vezes em diferentes contextos, é importante que escolha uma cor que se coordene com a paleta de decoração da sua casa ou da divisão onde deseja colocar o móvel. Seja no quarto, na cozinha, na casa de banho ou até no quintal, a cor escolhida precisa de trazer harmonia para a sua casa.

Agora você sabe como pintar móveis de madeira: Deixe-se levar pela criatividade e consiga um móvel único!

 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores