como pintar paredes interiores

Como pintar paredes interiores e renovar a sua casa

Renovar a sua casa não precisa de ser muito dispendioso, alterar algumas peças de decoração, comprar uma peça chave ou pintar a casa de uma nova cor é o suficiente para parecer um local novo! Caso tenha um orçamento reduzido e esteja interessado num projeto faça você mesmo, vamos explicar como pintar paredes de interiores.

como pintar paredes interiores

Como pintar paredes interiores: melhores cores

Decidir pintar a sua casa é apenas um ponto do processo, a parte mais difícil acaba por ser escolher as tonalidades.

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

Para isso, é importante saber o efeito das cores nas divisões, tanto no espaço como na luminosidade. Outra questão muito pertinente é o fato de as tintas se comportarem de forma diferente consoante o ambiente. Por este motivo, deve experimentar-se a tinta na superfície a pintar antes de avançar para a parede inteira.

Cores claras

Há um motivo para a maioria dos interiores de casas serem de cores claras. A verdade é que as cores claras tornam o espaço mais luminoso, pois refletem luz, e além disso também dão a impressão de serem de maior dimensão. As opções mais comuns são as paredes brancas, beges ou tons de areia.

como pintar paredes interiores
Os tons terra e brancos iluminam as divisões

Cores Pastel

As cores pastel são uma excelente escolha para quem gostaria de fugir ao branco ou beges. Podemos ter uma divisão em azul, lilás, verde-água, tudo opções que podem funcionar muito bem em divisões grandes e bem iluminadas, uma vez que não refletem tanta luz.

como pintar paredes interiores
Paredes com cores pastel

Cores Vibrantes

Para quem procura uma solução mais ousada, pode optar por tonalidades mais vibrantes. No entanto, as cores vibrantes irão refletir pouca luz e dão a sensação de que o espaço é mais pequeno. Obviamente podemos tentar compensar colocando espelhos ou iluminação adequada. No caso de se tratar apenas de uma parede de cor diferente, deve ponderar bem antes de escolher a parede.

como pintar paredes interiores

Cores Escuras

Quando pensamos em pintar a nossa casa de cores escuras temos que ter em consideração que as tonalidades mais escuras tornam as divisões muito mais pequenas e escuras. É por este motivo, que frequentemente só se utilizam cores escuras apenas numa parede. Assim, essa parede torna-se no foco da decoração mas não é o suficiente para reduzir substancialmente a luminosidade.

como pintar paredes interiores

Como pintar paredes de interiores: passos

1 – Prepare o Espaço

O primeiro passo é preparar o espaço que vai ser pintado. É preciso retirar os móveis que estão encostados à parede e remover qualquer peça de decoração que exista na parede, incluindo candeeiros de parede.

2 – Proteger

Antes de começar a pintar deve proteger o chão, rodapés, tomadas e caixilhos de janelas ou portas. Existem plásticos apropriados para proteger o chão, mas jornais colados também podem fazer o mesmo papel. Para os rodapés, interruptores e semelhantes podem fazer uma faixa de proteção com fita cola própria para pintura.

3 – Pequenas reparações

Depois de proteger o espaço envolvente, deve fazer pequenas reparações como tapar pequenas fissuras com massa, lixar a parede para que fique uniforme e claro, limpar a parede para remover umidade e manchas de gordura.

como pintar paredes interiores

4 – Primário

O primário é uma camada que se aplica antes da tinta, de um produto adequado à divisão e que irá garantir a aderência da tinta à parede, aumentar a duração da tinta e também evitar a formação de bolor.

5 – Pintar a parede

Para pintar a parede terá que misturar a tinta com solvente ou água, para o interior o ideal são tintas a base de água pois terão muito menor cheiro. Contudo, as tintas a base de água não são laváveis. Depois de misturar a tinta, vira-se um pouco na bandeja de pintura. Se mergulhar o rolo ou trincha no balde da mistura irá ficar com demasiada tinta e não será bem aplicada. As camadas devem ser finas para secarem perfeitamente entre as demãos. Pode repetir as aplicações consoante o necessário, sendo que o estado da parede, a qualidade da tinta e do primário irão afetar a quantidade de demãos.

 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores