como plantar cactos

Como plantar cactos: as plantas mais fáceis de manter vivas

Uma verdadeira tendência em jardinagem e em decoração de interiores, os cactos passaram a ser a planta preferida de muitos. Porquê/ Porque existem inúmeras espécies giras por onde escolher – cada uma com um formato super original – não ocupam muito espaço, são fáceis de plantar e de manter, e ficam bem em qualquer recanto da casa.

como plantar cactos

Cactos: as plantas mais fáceis de manter vivas

Se é um principiante na área da jardinagem ou se nunca se dedicou muito às plantas porque nenhuma sobrevive sob os seus cuidados, a solução está à vista e chama-se cacto!

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

Apesar dos seus picos (que podem dissuadir alguns!), existem inúmeros motivos para plantar cactos em casa: são plantas originais com formatos muito engraçados, existem desde espécies minúsculas (perfeitas para espaços reduzidos) até espécies de grandes dimensões (ideias para o jardim), requerem pouca água e cuidados, raramente adoecem ou morrem. Os cactos são, sem dúvida, o melhor tipo de planta para ter em casa sem ter muito trabalho.

como plantar cactos
Porquê plantar cactos/ Porque são plantas duradouras e fáceis de cuidar!

Plantar cactos no interior vs. no exterior

A única diferença entre plantar cactos no interior ou no exterior da casa é o local de plantação, ou seja, enquanto no exterior pode plantar cactos diretamente no jardim, criando até um pequeno recanto de cactos, no interior, os cactos necessitam de um vaso – mas também podem conviver lindamente com outras espécies de cactos, desde que escolha um vaso de grandes dimensões, com espaço para todos.

como plantar cactos
Plantar cactos no interior ou no exterior/ Em ambos!

Tudo o que precisa saber para plantar cactos

Para plantar cactos, as plantas mais fáceis de manter vivas, um guia igualmente fácil:

  • Escolhida a espécie de cacto que mais gosta, decida como plantar os cactos: com semente ou haste/ Pode adquirir as sementes numa loja de jardinagem ou pedir a um amigo que corte uma pequena haste de um cacto que tenha para o poder plantar no seu próprio vaso.
  • Sempre que manusear um cacto, calce luvas de jardinagem e/ou mune-se de utensílios de jardinagem apropriados, que o ajudarão a pegar e a transportar esta planta que pica
  • Para plantar um cacto num vaso, precisa apenas de encher o vaso com 1/3 de terra adequada, semear ou plantar a haste, acondicionando depois com um pouco mais de terra. Também pode alternar entre terra e pequenas pedras que não só ajudarão na drenagem do cacto, como também fica visualmente bonito, principalmente a camada do topo ou se o vaso for de vidro.
  • Para plantar um cacto no jardim, a única diferença é que irá fazê-lo diretamente no solo e, de preferência, sem grande proximidade com outras espécies de plantas que possam não florescer bem junto dos cactos. 
  • Esta planta gosta de muita exposição solar direta, por isso, tenha isso em atenção na hora de plantar cactos.
  • Os cactos não necessitam de muita água, no entanto, a rega varia conforme a estação do ano e se os cactos se encontram no interior ou no exterior. Uma boa recomendação para os cactos interiores é regar quando os 3-5 cm superiores da terra se encontram secos ou sempre que o cacto apresentar um aspeto mais ressequido. No caso dos cactos exteriores, estes apenas precisam de ser regados se já não chove há muito tempo. 
  • Deve mudar a terra dos cactos a cada dois anos, nomeadamente daquelas espécies que se encontram envasadas.
como plantar cactos
Agora que sabe tudo o que precisa para plantar cactos, mãos na terra/

Claro que pode sempre comprar já cactos envasados e montar de imediato um bonito recanto com estas plantas fantásticas na varanda, no peitoril da janela da cozinha ou dar uma lufada de ar fresco à decoração da casa de banho. Inspirado para encher a casa de cactos/ Visite a secção de Flores e Plantas Artificiais da Conforama, onde vai encontrar praticamente tudo o que precisa.

CFR - PT - TOFU - CTA TEXT - Exteriores