Uma verdadeira tendência em jardinagem e em decoração de interiores, os cactos passaram a ser a planta preferida de muitos. Porquê/ Porque existem inúmeras espécies giras por onde escolher – cada uma com um formato super original – não ocupam muito espaço, são fáceis de plantar e de manter, e ficam bem em qualquer recanto da casa.
Cactos: as plantas mais fáceis de manter vivas
Se é um principiante na área da jardinagem ou se nunca se dedicou muito às plantas porque nenhuma sobrevive sob os seus cuidados, a solução está à vista e chama-se cacto!
Apesar dos seus picos (que podem dissuadir alguns!), existem inúmeros motivos para plantar cactos em casa: são plantas originais com formatos muito engraçados, existem desde espécies minúsculas (perfeitas para espaços reduzidos) até espécies de grandes dimensões (ideias para o jardim), requerem pouca água e cuidados, raramente adoecem ou morrem. Os cactos são, sem dúvida, o melhor tipo de planta para ter em casa sem ter muito trabalho.
Plantar cactos no interior vs. no exterior
A única diferença entre plantar cactos no interior ou no exterior da casa é o local de plantação, ou seja, enquanto no exterior pode plantar cactos diretamente no jardim, criando até um pequeno recanto de cactos, no interior, os cactos necessitam de um vaso – mas também podem conviver lindamente com outras espécies de cactos, desde que escolha um vaso de grandes dimensões, com espaço para todos.
Tudo o que precisa saber para plantar cactos
Para plantar cactos, as plantas mais fáceis de manter vivas, um guia igualmente fácil:
- Escolhida a espécie de cacto que mais gosta, decida como plantar os cactos: com semente ou haste/ Pode adquirir as sementes numa loja de jardinagem ou pedir a um amigo que corte uma pequena haste de um cacto que tenha para o poder plantar no seu próprio vaso.
- Sempre que manusear um cacto, calce luvas de jardinagem e/ou mune-se de utensílios de jardinagem apropriados, que o ajudarão a pegar e a transportar esta planta que pica.
- Para plantar um cacto num vaso, precisa apenas de encher o vaso com 1/3 de terra adequada, semear ou plantar a haste, acondicionando depois com um pouco mais de terra. Também pode alternar entre terra e pequenas pedras que não só ajudarão na drenagem do cacto, como também fica visualmente bonito, principalmente a camada do topo ou se o vaso for de vidro.
- Para plantar um cacto no jardim, a única diferença é que irá fazê-lo diretamente no solo e, de preferência, sem grande proximidade com outras espécies de plantas que possam não florescer bem junto dos cactos.
- Esta planta gosta de muita exposição solar direta, por isso, tenha isso em atenção na hora de plantar cactos.
- Os cactos não necessitam de muita água, no entanto, a rega varia conforme a estação do ano e se os cactos se encontram no interior ou no exterior. Uma boa recomendação para os cactos interiores é regar quando os 3-5 cm superiores da terra se encontram secos ou sempre que o cacto apresentar um aspeto mais ressequido. No caso dos cactos exteriores, estes apenas precisam de ser regados se já não chove há muito tempo.
- Deve mudar a terra dos cactos a cada dois anos, nomeadamente daquelas espécies que se encontram envasadas.
Claro que pode sempre comprar já cactos envasados e montar de imediato um bonito recanto com estas plantas fantásticas na varanda, no peitoril da janela da cozinha ou dar uma lufada de ar fresco à decoração da casa de banho. Inspirado para encher a casa de cactos/ Visite a secção de Flores e Plantas Artificiais da Conforama, onde vai encontrar praticamente tudo o que precisa.