Como proteger as superfícies de mármore

Como proteger superficies de marmol

O mármore é um material proveniente da natureza que, devido às suas beleza, é muito solicitado para ser utilizado como pavimento e em balcões. A sua beleza cromática e o reflexo que produz a pedra polida quando lhe dá a luz fazem com que qualquer superfície destaque sobre outros elementos ornamentais. No entanto, devido à porosidade deste material, a sua limpeza exige um cuidado especial, para evitar o aparecimento de manchas e a perda progressiva do brilho. Hoje, na Conforama, mostramos-lhe como proteger o mármore, para que brilhe sempre como o primeiro dia.

Truques para o cuidado do mármore

  1. Procure limpar as superfícies de mármore regularmente, para retirar o pó e impedir a acumulação de sujidade que se possa incrustar nos poros da pedra. Utilize uma esfregona e, para remover manchas aderidas, use uma esponja molhada em água com um detergente neutro. O ideal é limpar as manchas difíceis o quanto antes: não espere mais do que uma semana para o fazer.
  2. Demasiados produtos químicos podem alterar a cor e danificar a pedra. Na altura de fazer uma boa limpeza profunda, em vez de usar líquidos abrasivos, pode optar por uma mistura mais natural, como sumo de limão diluído em água. Tenha em atenção que o limão é um ácido, pelo que deve enxaguar abundantemente com água e secar muito bem a superfície depois de utilizar esta receita caseira.
  3. Se o chão perdeu o brilho, experimente aplicar um pouco de cera sem cor – sem exagerar. O uso excessivo deste abrilhantador pode provocar que a superfície de mármore amareleça.
  4. Manchas resistentes/ Para isso, o melhor é recorrer, uma vez mais, a uma solução caseira. O melhor é aplicar um pouco de algodão embebido em água oxigenada. Esfregue bem sobre o lugar onde está a sujidade e verá como esta desaparece sem grande esforço.