Como semear relva o ano inteiro

As condições climatéricas irão determinar o bom-estado de um relvado, pelo que segundo a altura do ano, a relva irá precisar de diferentes cuidados. Sabemos desde já que não é boa ideia que se semeie ou plante relva em momento do ano de clima extremo (muito calor ou muito frio), sendo que as melhores alturas para semear/plantar relva são a Primavera e o Outono. Como semear relva? Neste artigo deixamos alguns dos cuidados a ter ao longo do ano.

Um bom relvado é uma oportunidade para usufruir de toda a natureza circundante

Melhores épocas do ano para plantar ou semear relva

A relva necessita de uma terra quente e húmida para crescer, pelo que os meses da Primavera e do Outono são os melhores para plantar ou semear relva. Por norma, a Primavera é já o momento em que toda a natureza acorda e onde as horas de maior luminosidade permitem que as sementes rebentem.

CFR - PT - TOFU - CTA TEXT - Exteriores

Já no Outono, o sol ainda está quente, mas as noites já têm uma temperatura um pouco mais baixa, assim como um nível de humidade perfeito para a relva despontar. Ainda assim, é possível escolher o tipo de relva mais favorável segundo as condições climatéricas do lugar onde pretende plantar ou semear a relva.

Como semear relva: esta ou aquela?

Antes de escolher o tipo de relva mais adequada para o seu jardim, saiba que existem 2 formas de semear relva:

  1. Tapete de relva: tal como o nome indica, estes tapetes são rolos de relva e solo já preparados e unidos pelas raízes. São extremamente práticos, uma vez que permitem uma colocação muito rápida no jardim, com um efeito acabado logo após a aplicação. Para além de não exigir uma grande aplicação de adubos e fertilizantes, também é uma relva quase imune a ervas daninhas, fungos ou outras pragas de jardim. No entanto, é importante notar que, por ser um produto 100% natural e pronto a instalar, terá de o fazer de imediato para evitar que o tapete de relva possa secar e ficar inutilizado.
  2. Semear relva: tal como o nome indica, esta forma de semear relva requer uma sementeira ou sementes, o que significa que pode escolher exatamente o tipo de relva que pretende e como quer semeá-la no seu jardim, adaptando-a ao local e condições climatéricas. Apesar da liberdade total, existem alguns inconvenientes neste método, nomeadamente os cuidados extra necessários para assegurar que o relvado germine, que os pássaros não levem as sementes, que o solo está em condições para receber a sementeira e, claro, é um processo muito mais moroso de plantação e crescimento quando comparado com o tapete de relva.

Tipos de relvado mais adequado: clima Frio

O tipo de relvado mais usado é o Lolium perenne e destaca-se por se encontrar muito facilmente. É bastante resistente ao frio, principalmente no momento de geadas. Já o Festuca arundinácea é o tipo de relva que resiste bem a climas extremos.

Qualquer um destes tipos de relva conseguirá adaptar-se ao frio, sendo muito usados em pontos do globo em que o frio prevalece mais ao longo do ano.

Como semear realva

Tire o melhor partido do seu relvado usando o mobiliário de jardim ideal

Tipos de relvado mais adequado: clima Quente

Para relvados que têm de suportar climas mais quentes, sugerimos o Ynodon dactylon, o Kikuyu e a Zoysia japónica. Estes tipos de relvados são usados na bacia do mediterrâneo e também em lugares que se distinguem pelo clima tropical. Por norma, possuem muita tolerância ao calor e à seca. Por este motivo, reagem melhor à escassez de água.

como semear relva

Manter um relvado bem cuidado irá dar forma ao seu jardim

Como semear relva: Passos a seguir para um bom relvado ao longo do ano

Mesmo quando a relva está adaptada às condições climatéricas do lugar onde foi semeada, é sempre necessário seguir alguns cuidados.

  • Preparar a terra: este é o primeiro passo a cumprir antes de plantar ou semear relva, ou seja, é importante assegurar que o solo está solto e não compacto, remexendo bem e aproveitando ainda para remover quaisquer ervas daninhas existentes.
  • Adubagem: este é o próximo passo. Deve ter em atenção o tipo de solo que possui e qual o tipo de adubo necessário. Por norma, segundo o tipo de relva poderá ter que fertilizar o solo com diferentes substratos. Deve fazer a adubagem cerca de três dias antes de semear a relva.
  • Cuidar das sementes: se escolher semear relva com sementeira, é importante proteger as sementes dos pássaros, que podem facilmente penicar e levá-las, por isso, pode espalhar uma camada fina de palha, casca seca ou turfa sobre a terra para evitar que isso aconteça.
  • Evite químicos: o segredo de uma bonita relva está na saúde da terra e numa rega adequada, por isso, depois de semear relva, evite o uso exagerado de fertilizantes, pesticidas e herbicidas.
  • Rega: após semear deve fazer uma grande rega e voltar a repetir este passo tanto quanto for possível. Para crescer, a relva necessita de muita humidade. Após o seu crescimento é necessário que efetue a rega regularmente. Isto se a relva estiver num clima seco. Em momentos de chuva e humidade a relva não irá requerer tanta rega. 
  • Cortar a relva: ter um relvado também requer esta manutenção. Quando estiver grande é necessário aparar a relva para que esta continue saudável e bonita. E aqui há 3 dicas importantes a considerar: certifique-se que as lâminas do cortador de relva estão sempre afiadas para garantir um corte limpo da relva e que esta não seja arrancada; não corte a relva rente ao solo, mantenha-a com uma altura de cerca de 7 cm e apare mais frequentemente se necessário; não deite fora a relva cortada, opte antes por deixá-la exatamente onde caiu, pois assim irá funcionar como um fertilizante orgânico e nutritivo.

CFR - PT - TOFU - CTA POST - Exteriores