var ajaxurl = 'https://www.conforama.pt/blog/wp-admin/admin-ajax.php';var themecolor='#38a4b4'; Como tirar bolor da roupa com produtos naturais

Como tirar bolor da roupa com produtos naturais

Não há nada como o cheiro a roupa acabada de lavar. Porém, já todos passámos pela experiência de sentirmos aquele odor a mofo bastante desagradável ao estender a roupa e mesmo depois de a roupa já estar seca. Neste artigo, iremos indicar-lhe diferentes modos naturais de como tirar bolor da roupa sem danificar a fibra do tecido.

Existem produtos especificos para lavar sofás, experimente fazer esta lavagem durante o verão.

Tudo começa na prevenção para saber como tirar bolor da roupa

As manchas de bolor são frequentemente causadas pela exposição da roupa à humidade. Assim, ocasionalmente, experimente arejar ao sol os seus têxteis que estejam guardados durante longos períodos, seja vestuário, roupa de cama ou atoalhados. Sempre que possível, estenda a sua roupa imediatamente a seguir ao final da lavagem, pois quanto mais tempo deixar a roupa dentro da máquina, maior será a probabilidade de criar maus odores e fungos.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Os benefícios do vinagre

O vinagre é uma boa solução para manter a sua roupa livre das nódoas de bolor, eliminando os maus cheiros e as manchas. Para além de não danificar a fibra do tecido, pode ainda ser usado em couro. Poderá deixar a roupa de molho em vinagre e água, durante cerca de 20 minutos, antes de lavar normalmente, ou poderá ainda passar o vinagre diretamente na zona afetada com uma escova de cerdas macias antes da lavagem. Para o couro, recomenda-se um pano embebido em vinagre em vez da escova e a finalização com óleo protetor.

Limão também dá saúde à roupa

Esprema um limão e aplique o sumo diretamente nas nódoas de bolor. Se preferir, pode adicionar um pouco de sal ao sumo de limão, uma vez que o sódio possui propriedades antissépticas bastante eficientes no combate aos fungos. Depois, deixe ao sol durante algumas horas e lave normalmente. Tem também a opção de esfregar sumo de limão com uma escova macia nas nódoas antes da lavagem.

Como tirar bolor da roupa - Toalhas

A melhor forma de manter as suas mantas com um bom toque, será usando amaciadores especiais para roupa sensivel.

A melhor forma de manter as suas mantas com um bom toque, será usando amaciadores especiais para roupa sensível.

Ferva a roupa em bicarbonato de sódio

Este é um método que não danifica os tecidos e que consiste em ferver as peças com nódoas de bolor em água e bicarbonato de sódio. As proporções deverão sempre ser: uma colher de chá de bicarbonato de sódio para cada litro de água. A quantia, naturalmente, irá depender do volume de roupa que estiver a precisar destes cuidados. Ferva por breves momentos, até a mancha começar a desaparecer e, em seguida, proceda à lavagem habitual.

Como tirar bolor da roupa - cama

Leite fervido para peças mais delicadas

Outra opção para o problema do bolor é o leite. Pode aplicar um pouco de leite diretamente na nódoa e deixar secar ao sol. Outro método consiste em ferver o leite e despejá-lo na nódoa, ainda quente, e aguardar que comece a desaparecer. Em seguida, proceda à lavagem habitual. Esta é uma das formas indicadas para roupas mais delicadas, incluindo peças em seda, e ainda para tecidos sintéticos.

5 dicas para tirar bolor da roupa com aquilo que tem em casa

  1. Lixívia: se a roupa da qual quer tirar o bolor for branca, opte por aplicar um pouco de lixívia sobre o mesmo ou então preparar uma mistura de água e lixívia na qual deve demolhar a peça antes de a lavar normalmente. Não se esqueça de usar luvas!
  2. Bórax: também conhecido como borato de sódio, o bórax tem propriedades antissépticas e antifúngicas, tornando-o perfeito para ajudar a tirar bolor da roupa. Calce umas luvas e, seguindo as instruções do produto, prepare o bórax com água e adicione à gaveta da máquina de lavar roupa e escolha o programa de lavagem que normalmente usa. 
  3. Elixir oral: se quiser tirar bolor da roupa de uma forma rápida e eficaz, basta adicionar um copo de elixir oral na gaveta da máquina de lavar roupa e iniciar o ciclo de lavagem habitual. 
  4. Óleo de árvore de chá: este poderoso óleo essencial atua a fundo para tirar bolor da roupa. Como? Misture uma colher de chá deste óleo com um copo de água quente e deite dentro de um frasco que dê para pulverizar. Aplique sobre a roupa a tratar e deixe atuar durante 10 minutos. Coloque a roupa para lavar na máquina, adicionando a restante mistura na gaveta da mesma.
  5. Água oxigenada: misture 1 parte de água oxigenada 20% com 4 partes de água e aplique para tirar bolor da roupa. Mas, atenção, esta solução só deve ser usada em tecidos orgânicos, que não são resistentes ao fogo ou não têm acabamentos de fácil cuidado.

Saiba mais sobre: armários e roupeiros

Se está à procura de soluções de arrumação, conheça a nossa linha de armários para diversos tipos de decoração de quarto. Os nossos armários são feitos à base de materiais resistentes e poderão ser adaptáveis a cada configuração de espaço. Também terá à sua disposição diferentes modos de organização do interior do armário, adaptando-se às suas necessidades.

Como tirar bolor da roupa - Armario CLAUDIA
Roupeiro CLAUDIA

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores