Como tirar cola dos vidros de forma simples e eficaz

Os resíduos de cola que se acumulam nas superfícies de vidro podem ser um verdadeiro desafio, uma vez que podem ser bastante resistentes à água e aos métodos de lavagem tradicionais. No entanto, não são necessariamente um pesadelo e existem vários truques para que sejam removidos de forma simples e eficaz. Continue a ler e descubra-os.

Qual o tipo de cola

O primeiro passo para retirar a cola dos vidros de forma eficaz é saber exatamente qual a cola que deseja remover. Enquanto algumas colas comuns podem ser removidas facilmente com água morna, as colas mais resistentes exigem um pouco mais de esforço e outros recursos. Assim, é importante saber que tipo de cola deseja remover antes de começar, para poder escolher o melhor método de remoção.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

A cola quente, assim como a cola branca, deverá ser fácil de remover após estar seca. Deixe-a secar e, em seguida, remova-a sem dificuldades. A cola em bastão pode sair com água quente e detergente. A supercola é mais difícil de remover, sendo necessários métodos mais complexos, como recurso a solventes.

como tirar cola dos vidros

Seja rápido

As colas são muito mais difíceis de remover depois de secas, então, se for trabalhar com cola, esteja preparado para começar o processo de remoção enquanto a cola ainda estiver húmida.

Como tirar a cola dos vidros

Água e detergente

O seu primeiro passo passa por utilizar água morna, detergente e um pedaço de pano. Esfregue o vidro até que a cola saia. A água morna e o detergente irão amolecer facilmente os resquícios de cola até que sejam removidos por completo com a ajuda do pano. 

Secador de cabelo

Esta dica serve para vidros mais fortes, como por exemplo os das janelas. Basta  direcionar o ar quente do secador sobre a cola, durante cerca de um minuto, de forma a que amoleça e se solte do vidro. 

como tirar cola dos vidros

Gelo

Se o calor não funcionar, experimente o inverso. Para isso, apenas necessita de pressionar um cubo de gelo contra a cola para a congelar. Assim que a cola tiver congelada pode simplesmente raspá-la com o auxílio de uma faca ou mesmo de umas chaves ou um esfregão de aço. No entanto, tenha cuidado para não riscar o vidro de forma permanente.

Vinagre e limão

O vinagre serve para várias coisas e uma delas é ajudar a tirar a cola dos vidros. Basta espalhar o vinagre sobre a área e esfregar levemente com os dedos ou uma esponja de cozinha para que a cola saia com facilidade. O sumo de limão também ajuda na hora de como tirar cola dos vidros, bastando colocar um pouco do sumo na superfície e deixar agir. Depois é só retirar tudo com um pano ou uma esponja.

Solventes

Álcool, acetona, spray lubrificante e fluido de isqueiro podem ser uma forma de tirar cola dos vidros caso os métodos mais básicos não funcionem. Despeje não mais do que uma tampa do solvente num pano e esfregue em movimentos circulares, até que a cola saia por completo.

como tirar cola dos vidros

Produtos desengordurantes

Use os produtos indicados para limpar óleo de motor ou para retirar gordura, pois eles também servem para remover os resíduos de cola que teimam em não sair. Isto porque esses produtos contêm agentes desengordurantes poderosos e a maioria contém heptano, um poderoso solvente, perfeito para tirar cola dos vidros. No caso de produtos de limpeza com base cítrica, o agente desengordurante é geralmente o d-limoneno. Por razões de segurança, certifique-se de usar os produtos em pequenas doses, num local bem ventilado.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores