Aprenda como tirar nódoas de ferrugem da sua roupa

Por muito cuidado que tenhamos com a nossa roupa, de vez em quando lá surge aquela nódoa de ferrugem que parece impossível de remover, mesmo após a lavagem. Para ajudar nesta situação, deixamos-lhe um conjunto de dicas e sugestões sobre como tirar ferrugem da roupa, mantendo-a limpa, cuidada e fresca por mais tempo.

como-tirar-ferrugem-da-roupa

Como tirar ferrugem da roupa preta our colorida

Para roupas pretas e coloridas, existem três formas possíveis de remover manchas de ferrugem. 

  • Bicarbonato de sódio e limão: esprema um ou dois limões, dependendo do tamanho, para um copo e junte uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deverá obter uma pasta borbulhante e aplicá-la de imediato sobre a nódoa, esfregando suavemente. Deixe atuar por cerca de duas horas e lave normalmente na máquina. Se não tiver bicarbonato de sódio, pode substituí-lo por sal.
  • Vinagre branco e sal: aplique uma camada de vinagre branco diretamente sobre a nódoa, seguida de uma camada de sal. Deixe secar, preferencialmente ao sol, enxaguando em seguida. Se a nódoa persistir, repita o processo uma segunda vez, pois poderá ser necessária mais do que uma aplicação. Este é o método indicado para nódoas de ferrugem em jeans de ganga.
  • Detergente para a loiça: uma vez que é feito para remover a gordura queimada da loiça, este detergente pode ser usado nas nódoas de ferrugem. Misture um pouco de detergente em água morna e lave manualmente a zona da nódoa. Pode usar detergente de roupa, mas tenha o cuidado de escolher um produto transparente e de não exagerar na quantidade, pois é um detergente muito concentrado e, usado em excesso, pode danificar a roupa.

como-tirar-ferrugem-da-roupa

Como tirar ferrugem da roupa branca

Uma nódoa em roupa branca provoca sempre mais incómodo do que na roupa colorida. Mas não se preocupe, pois é possível remover nódoas de ferrugem em roupa branca de forma caseira e eficaz. Apenas irá necessitar de água oxigenada e papel, como o papel de cozinha. 

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Humedeça o papel com a água oxigenada e esfregue suavemente a nódoa. A água oxigenada provoca uma gradual despigmentação do tecido e, uma vez que o tecido não tem cor, remove somente a nódoa. Por este motivo, é crucial que este método seja exclusivo à roupa branca, caso contrário, irá danificar as cores.

como-tirar-ferrugem-da-roupa

Se as nódoas de ferrugem persistirem…

Todas as soluções que propusemos são, por norma, bastante eficazes na remoção deste tipo de nódoas. Porém, nalguns casos, nem mesmo estes métodos conseguem uma total limpeza, seja pelas propriedades do tecido, seja pelo grande entranhamento da nódoa.

Se não ficar satisfeito com os resultados, existem diversas soluções no mercado para este problema. Caso as nódoas de ferrugem sejam um incómodo constante, mantenha na despensa um produto próprio para a remoção de ferrugem para têxteis e terá sempre essa solução de emergência à mão.

Com estes simples gestos, conseguirá facilmente remover as nódoas de ferrugem da sua roupa sem estragar os tecidos e as cores. As receitas sugeridas são também bastante práticas e apenas exigem ingredientes que todos temos em casa, ou que podem ser adquiridos a um custo muito modesto. Desfrute da roupa que mais gosta por mais tempo e sem se preocupar com os gastos na remoção de nódoas

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores